Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (7) um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para acelerar o repasse de verbas para o Rio Grande do Sul. A proposta do governo federal reconhece o estado de calamidade pública no local até 31 de dezembro deste ano.

O texto foi aprovado de forma simbólica, ou seja, sem necessidade de registro de votos, já que a proposta era consenso entre os senadores.

Leia mais: Eduardo Leite anuncia ajuda de R$ 200 milhões em recursos emergenciais para municípios

Agora, o texto precisa ser promulgado pelo presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A medida permite maior flexibilidade na aplicação de recursos financeiros, sem a necessidade de cumprir regras sobre limite de gastos, além de flexibilizar regras para contratação de serviços e compra de produtos por parte do poder público.

“A União fica autorizada a não computar exclusivamente as despesas autorizadas por meio de crédito extraordinário e as renúncias fiscais necessárias para o enfrentamento da calamidade pública e as suas consequências sociais e econômicas, no atingimento dos resultados fiscais e na realização de limitação de empenho prevista no art. 9º da Lei Complementar nº 101, de 2000”, diz o decreto.

O projeto foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira (6). Ele apresentou a medida ao lado dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e de ministros do governo.

"Nós vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance pra que a gente contribua com a recuperação do estado do Rio grande do Sul, com a melhoria da vida das pessoas, e facilitar naquilo que a gente puder facilitar, obviamente que dentro da lei, a vida do povo gaúcho. Então eu vou assinar aqui a mensagem, e esse é o primeiro de um grande número de atos que nós vamos fazer em benefício dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul", afirmou Lula.

Chuvas no RS

O boletim divulgado na tarde desta terça-feira (7) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra que os números de mortos e feridos em decorrência das chuvas que atingem o estado atualmente subiram para 95 e 372, respectivamente. A mais recente atualização também aponta que há 131 pessoas desaparecidas.

Leia também: Número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 95