Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

A acne é um problema que afeta muitas pessoas, a mancha avermelhada na pele é recorrente, principalmente, no período da adolescência. Mas, o público adulto não foge da ocorrência de espinhas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge 56,4% da população mais velha.

Ao site da TV Cultura, a médica especializada em dermatologia Letícia Rautha explicou quais são os motivos de crescimento da acne no rosto, e como diminuir o problema.

De acordo com a dermatologista, a acne é uma doença multifatorial, isso quer dizer que é muito difícil de ser combativa, uma vez que diversos fatores podem ser responsáveis pelo aumento do quadro. “A acne é uma doença crônica, ela é agudizada por alguns problemas: o estresse, privatização de sono, dieta inadequada, tudo isso pode contribuir para uma alteração hormonal e inflamatória do corpo”, ela explica.

Leia Mais: Rugas e linhas de expressão? Dermatologista dá dicas para cuidar da pele madura

Causas da acne

Rautha esclarece quais são as principais razões da acne no rosto:

1 - Remoção do manto lipídico

Outra razão é a limpeza da pele. A médica explica que retirar excessivamente a oleosidade da pele pode causar acne. Lavar o rosto com muita frequência faz com que a proteção lipídica, defesa da pele feita de gordura diminua a hidratação necessária do rosto. Além disso, também remove colônia de bactérias boas, que são protetoras do corpo.

As bactérias boas impedem a inflamação da pele que causam acne. “isso faz com que a sua pele seja mais permeável a substâncias inflamatórias, a bactérias ruins e patogênicas, que são causadoras da acne, e acabam inflamando mais a pele”, afirma.

2 - Microbiota Intestinal

A microbiota intestinal, ou disbiose, é a eliminação de colônias de bactéria do intestino. A disfunção deixa um espaço para a formação de bactérias intestinais ,o que dificulta a absorção de nutrientes. As substâncias retiradas são essenciais para o cabelo e pele. O desequilíbrio diminui o muco de proteção e causa o crescimento da doença na pele.

3 - Estresse

O estresse excessivo aumenta o cortisol, responsável pelo controle do estresse. O cortisol em níveis crônicos libera substâncias inflamatórias no organismo que podem gerar a acne.

Veja imagens: Seis causas da acne no rosto

4 - Acne Genética

Acne genética ou acne clássica é quando os pais têm propensão à doença e acaba transferindo a predisposição ao filho. Ela explica que a acne é uma doença do pelo, ou seja, quando ocorre um aumento na camada de queratina, ela pode obstruir a passagem.

5 - Má alimentação

A dermatologista afirma que a alimentação é um dos fatores da acne, a principal dica é reduzir o açúcar nos sucos e cafés e optar por adoçantes naturais. Segundo ela, o ideal é reduzir o leite do cardápio, pois é muito alérgico, o ideal seria ingerir o A2, uma substância mais leve, ou leites vegetais. Além disso, também é possível substituir a farinha branca pela farinha integral, ingerir mais verduras e legumes e alimentos diversificados, fazendo com que a inflamação do organismo diminua.

Leia Também: Dicas para hidratar as mãos no inverno

Gatilhos

Os chamados “gatilhos” de acne são os aparecimentos abruptos da doença no rosto. Segundo a especialista, pode afetar até mesmo pessoas que não têm predisposição para a acne, mas que tiveram alguma mudança na rotina, podendo aparecer um cravo, espinha ou um nódulo, que são os tipos de lesão.

A mudança dos hábitos sociais causada pela pandemia da Covid-19 também impactam no crescimento da acne, aponta a dermatologista. Ela afirma que o isolamento social, o confinamento, a diminuição das relações sociais e o home office geram um aumento do tensão. A mistura do lazer e vida pessoal e profissional leva ao estresse crônico, e consequentemente, ao acréscimo dos sintomas de ansiedade. “Quando você aumenta o hormônio do estresse, o cortisol, libera mais substâncias inflamatórias, pessoa estressada come pior, acaba tendo uma alimentação ruim e influência no crescimento da doença”, acrescenta.

Controle da acne

A dermatologista dá algumas dicas para controlar e diminuir a acne.

Atividade física três vezes por semana, durante 30 minutos. Cuidar do sono,pois ele é reparador e diminui o estresse. Evitar telas até tarde e programas que estimulam muito o pensamento. Fazer atividades relaxantes como ioga, meditação, e, principalmente, procurar um sabonete correto para o tipo de pele, lavar o rosto apenas duas vezes por dia, hidratar sempre e usar o filtro solar, mesmo em casa.