Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Pexels
Reprodução/ Pexels

1 - Lixar as unhas semanalmente

É importante cortar ou lixar as unhas uma vez na semana para evitar que elas quebrem. Também é importante não lixar a parte de cima da unha, pois as enfraquece e retira as camadas de queratina, o que pode tornar as unhas mais frágeis e finas.

2 - Uso de base

O uso da base é importante para a hidratação da unha, seu uso melhora a saúde da unha. Além disso, evita que os componentes do esmalte entrem em contato direito com a unha. Alguns produtos possuem ações fortalecedoras e niveladoras, importante para quem tem unhas fracas, pouco resistentes ou opacas.  A dica é procurar pelos esmaltes que possuem vitaminas E e B5.

3 - Deixar sem esmalte

Deixar a unha sem esmalte por uma semana do mês é fundamental para o evitar ressecamento e enfraquecimento que são causados pelos compostos dos esmaltes. O uso de esmalte por muito tempo pode prejudicar no desenvolvimento das unhas e deixá-las fracas.

Veja imagens: Webstory: Seis cuidados com as unhas

4 - Cutículas

Segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cutícula não deve ser retirada, pois deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias, uma vez que a cutícula é uma proteção natural.

5 - Alimentos

A alimentação está diretamente ligada à saúde das unhas. Invista em alimentos com vitamina A, B e E. além de uma dieta rica em minerais como ferro, zinco, cálcio e selênio.

6 - Comer unha

Roer unha pode causar infecções, encravamento e até a perda da unha. Além disso, aumenta a chance de contrair vermes e bactérias.