Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Temperaturas altas podem ocasionar inúmeros problemas aos fios e ao couro cabeludo, o que aumenta a importância da proteção térmica.

A tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, detalha alguns danos que o uso de equipamentos como secador, chapinha e babyliss podem ocasionar ao cabelo.

Leia também: Pesquisadores da PUCPR criam produto que combate “leite empedrado” em lactantes

“O cabelo pode ter diversos tipos de danos por conta da exposição ao calor intenso, como os problemas de tricorrexe nodosa, bubble hair e tricoptilose. Quando identificados, casos como esses precisam ser tratados para sanar problemas reversíveis”, revelou.

O ‘bubble hair’ são bolhas de ar formadas nas hastes dos cabelos. Já a tricorrexe nodosa são micronódulos que se formam nas hastes pilosas e que ocasionam a ruptura total ou parcial dos fios. A tricoptilose, as chamadas ‘pontas duplas’, podem partir e originar outras.

Leia também: Conheça seis cuidados para tomar com as unhas

Cuidados

A proteção térmica antes do uso de secador e chapinha é crucial para a saúde dos fios, pois cria uma barreira de proteção para a exposição dos cabelos à altas temperaturas.

Segundo Viviane, também é importante atentar-se ao uso excessivo dos equipamentos de calor, pois podem ocasionar problemas maiores. “Ao estar com os fios danificados, sugiro que a pessoa faça uma avaliação com um profissional especializado, caso o dano seja reversível, ele irá indicar o tratamento adequado para a situação”, finalizou.