O implante dentário é indicado para quem perde um ou mais dentes. O resultado recupera a função mastigatória, além de melhorar a estética e a autoestima. A cirurgia é considerada relativamente simples, porém, o pós operatório necessita de cuidados para garantir vida longa aos implantes.
Conheça a seguir recomendações da especialista em Implantodontia e consultora científica da S.I.N. Implant System Cindy Dodo:
“O procedimento é seguro e quase que indolor atualmente. No entanto, após sua realização, é preciso tomar alguns cuidados para que as próteses permaneçam estáveis e tenham a melhor durabilidade possível”, destacou a especialista.
1) Esforço mínimo após a cirurgia. Nas primeiras 48 horas após o procedimento, o paciente deve fazer o máximo de repouso para evitar sangramentos, edemas e infecções. Neste período, é recomendada a aplicação de compressas geladas, que têm como objetivo reduzir a dor e inchaços.
2) Nos primeiros três dias após a cirurgia, recomenda-se a ingestão de líquidos, iogurtes e sorvetes, evitando-se alimentos mais duros ou muito quentes, que podem machucar a região implantada ou prejudicar os pontos.
3) Nos primeiros dias após o procedimento, a pessoa deve evitar fumar, além de suspender o consumo de bebidas alcoólicas e fugir do sol, pois podem interferir no processo da cicatrização.
Leia também: Conheça seis cuidados para tomar com as unhas
4) Após a cirurgia, o dentista costuma prescrever analgésicos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, antibióticos. Sendo importante que o paciente faça o uso correto destas medicações e jamais pratique a automedicação. Se ocorrer dor ou desconforto, mesmo com o uso dos remédios receitados, a orientação é informar o dentista.
5) É ideal retornar ao consultório a cada quatro ou seis meses e durante estas consultas, o profissional irá verificar as condições gerais dos implantes e o que pode ser feito preventivamente, como em casos de perda óssea ou de qualquer outro problema.
6) Os pacientes com implantes devem manter a mesma conduta usada quando os dentes são naturais. “Nesse sentido, a escovação deve ocorrer após cada refeição, assim como o uso do fio dental”, disse a especialista.
Leia também: Mais de 40% dos testes de Covid-19 no Rio têm resultado positivo
O tipo de escova pode variar de acordo com o tipo e de onde ficam as próteses. Caso seja possível, o paciente deve adquirir um irrigador oral. “Este aparelho solta um jato de água em alta velocidade que ajuda de forma considerável na higienização da boca”, explicou.
REDES SOCIAIS