Agência Cenarium

Mais atenção à saúde indígena é cobrada durante debate na Comissão Geral da Câmara


11/08/2021 08h00

Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA (DF) – Um direito básico a todos foi mais uma vez cobrado pela deputada federal Joenia Wapchana (Rede-RR), durante debate realizado pela Comissão Geral da Câmara. A questão do enfrentamento à pandemia de Covid-19 dentro das comunidades indígenas também foi lembrada pela parlamentar.

“Falar sobre saúde é falar sobre um direito básico a todos, principalmente para aqueles que já vêm sofrendo na pandemia, como os povos indígenas que têm sido resistentes a uma série de fatores, dentre eles a crise epidemiológica”, disse a deputada sobre o direito à saúde.

Outra questão levantada pela deputada de Roraima foi a pressão que organizações indígenas juntamente com partidos da oposição precisaram fazer quando entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir um plano de enfrentamento à pandemia em relação aos povos indígenas.

Ainda reforçou que é preciso avançar na vacinação, mesmo com muitas fake news circulando nas comunidades indígenas.  Ela destaca que mesmo com a disseminação de informações falsas, a vacina deve seguir porque ela é hoje a única medida de combate à doença. Segundo o Comitê de Memória e Vida Indígena, até o momento, há 58.017 infectados , 1.166 mortes e 163 povos indígenas afetados pela Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paulo Galo, acusado de incendiar a estátua do Borba Gato, é solto após 14 dias na prisão

Mega-Sena: aposta única no interior de SP leva prêmio de R$ 60 milhões

Caixa libera saques e transferências da 4ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em julho

Câmara dos Deputados rejeita a PEC do voto impresso

Previdência: vale a pena garantir uma renda para a aposentadoria?