Agência Cenarium

‘Representa a vida’, diz idosa ao receber dose de reforço contra Covid-19 em Manaus

A imunização ocorreu durante a programação do 20º mutirão “Vacina Amazonas”, organizado pelo Governo do Amazonas


17/09/2021 19h27

Gabriel Abreu – Da Cenarium

MANAUS – “Representa a vida, a liberdade, a saúde e a segurança”. Essa foi a expressão da alegria da aposentada Norma Cabral, de 70 anos, ao receber, ao som de lambada, a dose de reforço contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 17, no Sambódromo de Manaus. A imunização ocorreu durante a programação do 20º mutirão “Vacina Amazonas”, organizado pelo Governo do Amazonas. O evento encerra nesse sábado, 18.

Nesta fase da campanha podem receber a dose de reforço, em Manaus, idosos que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses, segundo determinação de uma portaria do Ministério da Saúde. O reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de imunização e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, serão usadas as vacinas Janssen ou AstraZeneca.

Leia também: ESPECIAL | Eles fizeram a Amazônia de cobaia – Vacinação desacelera pandemia

A aposentada lembrou ainda que, mesmo com a terceira dose, continuará seguindo as orientações médicas para não ter a doença. “A minha família não teve nenhum contato com o vírus, não tivemos Covid. Vou continuar seguindo as recomendações médicas de usar máscara e distanciamento social”, salientou Norma.

De acordo com o secretário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, o governo estadual organizou uma estrutura completa nos nove pontos espalhados pela cidade para facilitar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal.

“Desta vez nós fizemos diferente, então colocamos somente um drive-thru. Eu me lembro que a gente abria o Vasco Vasques, Arena da Amazônia. Desta vez, devido ao público-alvo, nós espalhamos pela cidade os postos de vacinação para justamente facilitar o acesso dessas pessoas”, destacou o secretário.

Antecipação

Quem também correu para se vacinar foi o universitário Matheus Nogueira, de 22 anos. Ele ficou sabendo que a segunda dose da vacina com a qual foi imunizado foi antecipada. O Ministério da Saúde diminuiu o intervalo entre as doses da Pfizer de 12 para oito semanas.

“Eu já estava esperando o dia 27 de setembro para tomar a minha segunda dose e fiquei sabendo que tinha sido adiantada e eu estava na academia, saí da academia, peguei a minha carteira de vacinação e vim até o sambódromo, pois eu estava ansioso para que tudo volte ao normal”, contou o universitário.  

Leia também: No interior do AM, decreto obriga servidores a apresentarem comprovante de vacinação contra Covid-19

Confira os endereços das escolas que terão postos de vacinação no mutirão Vacina Amazonas:

• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona Norte.

• Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona Norte.

• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona Leste.

• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Norte.

• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona Centro-Oeste.

• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona Oeste.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Meio ambiente: Maior árvore do mundo é embrulhada com papel alumínio contra incêndio

Saúde de SP conclui que morte de adolescente não tem relação com vacina da Pfizer

PDT convida Datena para ser vice de Ciro Gomes nas eleições de 2022

Filha de Pelé afirma que pai está se recuperando bem após volta para a UTI

ONU não exigirá comprovante da vacinação na Assembleia Geral