Agência Cenarium

Belém entre as mais seguras ou violentas? Dados de pesquisas divergem

O relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado em julho deste ano, no entanto, aponta que Belém ocupa a 8ª posição entre as capitais com os maiores índices das Mortes Violentas Intencionais (MVI).


02/10/2024 09h15

Fabyo Cruz - DA AGÊNCIA CENARIUM

BELÉM (PA) - Levantamento da empresa do setor imobiliário MySide, intitulado “Cidades Mais Seguras do Brasil”, colocou Belém como a 5ª capital mais segura do País, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde (MS). O relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado em julho deste ano, no entanto, aponta que Belém ocupa a 8ª posição entre as capitais com os maiores índices das Mortes Violentas Intencionais (MVI).

A divergência entre os dois anuários levanta dúvidas e confunde a população sobre o real cenário da violência na "Cidade das Mangueiras". Afinal, Belém está entre as mais seguras ou violentas?

Especialistas acreditam que a diferença entre as duas pesquisas, que têm como referência dados de 2023, pode ser atribuída às diferentes metodologias empregadas nas pesquisas. À CENARIUM, o geógrafo Welington Morais, pesquisador do Instituto Mãe Crioula, explica que o relatório da MySide é focado apenas em assassinatos, o que pode restringir a visão sobre a segurança pública da cidade.

“A MySide não é uma referência consolidada em dados de segurança pública, mas, como utiliza informações do IBGE e do Ministério da Saúde, vale ser considerada. Entretanto, a pesquisa aborda apenas assassinatos em cidades com mais de 100 mil habitantes”, esclarece o pesquisador. Além do mais, o estudo “Cidades Mais Seguras do Brasil” traz dados de 2023, enquanto na pesquisa do FBSP contém dados de 2023 e 2022.

Morais destaca que o relatório da MySide não considera outras formas de violência, como feminicídios ou mortes causadas pela polícia. Esses tipos de crimes integram a categoria de Mortes Violentas Intencionais, que representa a soma de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais, tanto em serviço quanto fora.

O especialista recomenda que a população consulte o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que traz uma análise detalhada das Mortes Violentas Intencionais por município. As MVI contabilizam, portanto, o total de vítimas de mortes violentas com intencionalidade definida em um determinado território. Além disso, o número de policiais mortos também é contabilizado dentro dos homicídios dolosos e é apresentado separadamente apenas para fins de mensuração do fenômeno.

“Belém não é, de forma alguma, a quinta capital mais segura do Brasil. Pelo contrário, o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública coloca a cidade como a oitava mais violenta. A diferença entre as duas pesquisas está na amplitude dos dados analisados. A MySide foca apenas nos assassinatos, enquanto o Fórum analisa uma gama maior de crimes violentos, incluindo a letalidade policial e feminicídios”, acrescenta Morais.

A pesquisa da MySide também elegeu a cidade de Cametá como a cidade mais segura do Pará, o que, segundo Morais, pode não refletir a realidade vivida no local. De acordo com o geógrafo, cidades menores no Estado, como Quatipuru e Magalhães Barata, são as que apresentam os menores índices de homicídios.

“Cametá não aparece no anuário porque eles só destacam as mais violentas. O critério do fórum geralmente foca nas 20 ou 10 cidades mais violentas. A informação completa sobre todas as cidades da Amazônia não está no anuário, mas em uma tabela à parte do FBSP, que usamos para compilar esses dados. Se olharmos para Cametá em 2023, houve 31 mortes violentas intencionais, colocando-a na 46ª posição entre os municípios da Amazônia, bem distante do status de cidade mais segura que o MySide atribui em seu estudo”, conclui Morais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Irã diz que ação contra Israel está concluída se não houver retaliação

Avião da FAB que irá repatriar brasileiros no Líbano decola do Rio de Janeiro com destino a Beirute

+Milionária pode pagar R$ 13 milhões no sorteio desta quarta-feira (2)

Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 45 milhões; veja dezenas sorteadas

Agência Moody's eleva nota de crédito do Brasil