Copa do Mundo

Copa do Mundo: Após não participar em 2018, Holanda reaparece renovada e promete em 2022

A seleção mais tradicional do torneio a nunca ter sido campeã ficou com o terceiro lugar em 2014


23/09/2022 09h39

A seleção holandesa de futebol não viveu seus melhores momentos nos últimos anos. Após não se classificar para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a laranja mecânica observou resultados decepcionantes na Liga das Nações da UEFA de 2020/21 e na Eurocopa de 2020. 

Com a volta do treinador Louis van Gaal, no entanto, a Holanda conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2022, que acontecerá em novembro e dezembro no Catar.

O grande destaque desse elenco é Virgil van Dijk (Liverpool), que também é o capitão da equipe. Ao seu lado, deve ser escolhido o experiente Stefan de Vrij (Inter de Milão), com a opção de Matthijs de Ligt (Juventus) caso o jovem retome seu futebol do Ajax.

Leia mais: João Félix fala que o Brasil "tem grandes jogadores mas não é melhor"

Copa do Mundo: Conheça o Equador, que surpreendeu nas Eliminatórias da América do Sul

Já o meio-campo do esquadrão será, provavelmente, formado por Frenkie de Jong (Barcelona), Davy Klaassen (Ajax) e Georginio Wijnaldum (Paris Saint-Germain).

No ataque, a peça mais perigosa dos holandeses é Memphis Depay, craque do Barcelona. Foi de seus pés que saiu o gol da classificação à Copa do Mundo deste ano.

Histórico em Copas do Mundo

A primeira vez em que a Holanda disputou uma edição de Copas do Mundo foi em 1934, na segunda edição do torneio. Ao longo de 20 disputas, o país só esteve presente em 10 delas, e chegou à final em três oportunidades. Por conta de seus resultados, jogadores históricos e jogos memoráveis, é considerada a seleção mais tradicional a nunca ter vencido o torneio.

O time mais memorável do país foi o Carrossel Holandês, de 1974. Liderado por Johan Cruyff e por Rinus Michels, tidos como, respectivamente, o melhor jogador e o melhor treinador de sua época, aquele time revolucionou o modo com que o mundo assiste e pratica futebol.

No Catar, enfrentará as seleções de Equador e Senegal na fase de grupos, além da própria anfitriã.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças