Copa do Mundo: Após sólida performance em 2014, Costa Rica foca em alcançar a semifinal do torneio no Catar
Equipe obteve a quarta colocação nas Eliminatórias da América do Norte e Central
21/10/2022 10h00
Liderada pelo técnico Luis Fernando Suárez, a seleção da Costa Rica ocupa a 31ª posição do ranking mundial da FIFA, e teve de disputar quatorze rodadas das Eliminatórias da América do Norte e Central antes de respirar aliviada com a vaga da Copa do Mundo do Catar em mãos.
A jornada teve início em setembro de 2021, quando empataram em 0 a 0 contra o Panamá. Em março deste ano, venceram a 14ª e última rodada das eliminatórias por 2 a 0 dos Estados Unidos. No decorrer do período pré-Copa, os costarriquenhos somaram 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas em 14 jogos.
Histórico em Copas do Mundo
A primeira participação da equipe latina foi em 1990, na Copa do Mundo da Itália. Na ocasião, retornaram para casa com a 16ª colocação do torneio, tendo vencido dois jogos e perdido outros dois.
O passo seguinte da Costa Rica veio nas edições de 2002 (Coreia e Japão) e 2006 (Alemanha), mas não tiveram sucesso e foram eliminados ainda na fase de grupos.
A melhor performance do grupo foi na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, quando alcançaram as quartas de finais. Foram 3 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota.
Em 2018, não tiveram êxito na Rússia e deixaram o torneio ainda na fase de grupos.
Leia mais: Renovada, Espanha busca apagar desempenho ruim das últimas Copas e levar troféu para casa
Para a Copa do Mundo do Catar, o time da Costa Rica contará com o seguinte elenco:
Goleiros: Keylor Navas (PSG), Leonel Moreira (Alajuelense) e Aaron Cruz (Saprissa);
Zagueiros/Laterais: Francisco Calvo (San José Earthquakes), Juan Pablo Vargas (Millonarios), Kendall Waston (Saprissa), Óscar Duarte (Levante), Daniel Chacón (Cartaginés), Carlos Martínez (San Carlos), Bryan Oviedo (Copenhague), Ian Lawrence (Alajuelense) e Keysher Fuller (Herediano);
Meio-campistas: Celso Borges (Alajuelense), Yeltsin Tejeda (Herediano), Orlando Galo (Herediano), Carlos Mora (Alajuelense), Bryan Ruiz (Alajuelense), Brandon Aguilera (Guanacasteca), Gerson Torres (Herediano) e Jewison Bennette (Herediano);
Atacantes: Joel Campbell (Monterrey), Anthony Contreras (Guanacasteca) e Johan Venegas (Alajuelense).
Calendário de jogos
- 23 de novembro: Espanha x Costa Rica (13h no horário de Brasília)
- 27 de novembro: Japão x Costa Rica (7h no horário de Brasília)
- 01 de dezembro: Costa Rica x Alemanha (16h no horário de Brasília)
Leia também: Paquetá sofre lesão no ombro direito, mas não preocupa para convocação da Copa do Mundo
REDES SOCIAIS