Copa do Mundo

Copa do Mundo: Conheça os ‘Samurais Azuis’, jovem time do Japão que pretende surpreender no Catar

Com um toque brasileiro em sua história, o selecionado asiático se transformou em uma potência em seu continente


25/10/2022 09h39

O Japão se classificou para a sua sexta participação na Copa Do Mundo em março deste ano, após vencer a Austrália por 2 x 0 no fim do jogo, com dois gols de Kaoru Mitoma, que entrou aos 39 minutos do segundo tempo.

Leia mais: Atletas do Irã enviam comunicado à Fifa para pedir exclusão do país

Os Samurais Azuis se classificaram em segundo lugar no Grupo B das Eliminatórias Asiáticas. A equipe somou 22 pontos em 10 jogos, com sete vitórias, 2 empates e uma derrota.

A seleção comandada pelo técnico Hajime Moriyasu, conta com a jovem promessa do Real Madrid, Takefusa Kubo, o ex-Liverpool Takumi Minamino, o meia atacante Daichi Kamada, destaque no título da Europa League do Eintracht Frankfurt e o jovem lateral Takehiro Tomiyasu, que joga no Arsenal.

Para fortalecer o elenco, o país ainda conta com os experientes Maya Yoshida, que joga como zagueiro do Schalke 04, e do lateral polivalente Yuto Nagatomo, ídolo da Inter de Milão que atualmente retornou para o seu país para jogar no Tokyo FC.

O Japão, atualmente, é um dos países que mais exporta jogadores para a Europa. Mas nem sempre foi assim, em um passado não tão distante o país não contava nem com uma liga profissional de futebol.

Craque brasileiro

No ano de 1991,o craque do futebol mundial Zico retornou ao futebol, para disputar o ainda incipiente futebol japonês. Por lá, ele atuou pelo Sumitomo Metals, que no futuro viria se chamar Kashima Antlers, o maior time do futebol japonês, de 1991 a 1994.

Sua passagem no Japão, junto com outros jogadores famosos já aposentados ou em vias de se aposentar, é hoje apontado como uma das maiores razões da popularização e profissionalização do futebol no país, que finalmente promoveria a primeira edição profissional do campeonato em 1992, a J-League.

No mesmo ano, já com os jogadores, atleticamente mais preparados, e também mais competitivos, elevaram sua seleção a um nível superior, e o Japão venceu a Copa da Asia, batendo a Arábia Saudita na final por 1 a 0 graças ao gol de Takuya Takagi.

Apesar do título continental, o Japão não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 1994, no que ficou conhecido como a ‘Agonia de Doha’, quando o país ficou no empate por 2 x 2 com o Iraque.

Era de Ouro do futebol no Japão

O trabalho realizado por Zico no futebol japonês começou a dar resultados, e logo surgiram craques como Hidetoshi Nakata, Yasuhito Endo e Shunsuke Nakamura, e já em 1998, na França, o Japão conseguiu participar de sua primeira Copa do Mundo, onde acabou sendo eliminada primeira fase perdendo todos os jogos.

Na Copa do Mundo de 2002, realizada em parceria com a Coreia do Sul, o Japão conseguiu avançar para as oitavas sem perder, empatando com a Bélgica e vencendo a Tunísia e a Rússia.

Sob o comando de Zico, agora como treinador, o Japão não fez uma grande campanha na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e saiu ainda na primeira fase com duas derrotas e um empate.

Apesar dos resultado ruins nos mundiais, o Japão se consolidou em seu continente, e venceu a Copa da Ásia em 2000 e 2004.

Na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, o Japão conseguiu avançar novamente para as oitavas da competição, quando acabou sendo eliminado pelo Paraguai por 5 x 3 nas cobranças de pênaltis.

O Japão chegou para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, com uma geração já envelhecida. Com isso, o selecionado asiático acabou sendo eliminado na primeira fase com apenas um ponto.

Nova geração

Na Copa de 2018, com uma geração renovada com Shinji Kagawa, Yuya Osako e Keisuke Honda, o Japão voltou a jogar as oitavas de finais do torneio, onde acabou derrotado para a Bélgica de virada por 3 x 2 no último minuto da partida.

Apesar da derrota, o Japão deixou a competição de cabeça erguida e com esperanças de fazer um melhor resultado no Catar. Atualmente, os Samurais Azuis são os maiores vencedores da Copa da Ásia, com quatro títulos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças