Copa do Mundo

Presidente da Fifa defende Catar, critica ocidente e fala em ataques hipócritas: “Não assista”

“Quantas empresas europeias estão fazendo bilhões com trabalho por aqui (Catar) e quantos deles estão se preocupando com direitos para os imigrantes?”, disse Gianni Infantino


19/11/2022 10h15

O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, concedeu uma coletiva neste sábado (19) na véspera da estreia da Copa do Mundo para defender o Catar e a organização local para a competição que começa amanhã (20).

Leia mais: Foto oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022 é divulgada

Antes de abrir para perguntas, o dirigente fez um longo discurso que ultrapassou os 45 minutos onde fez críticas especialmente aos europeus que têm feito o que ele chamou de "ataques hipócritas".

Nos últimos anos, a imprensa mundial tem apontado para a falta de condições ideais dos trabalhadores locais e imigrantes que estão no Catar para a construção de estádios e para outras obras para o Mundial.

No fim das entrevistas, o presidente da entidade máxima do futebol disse que "os que estão muito incomodados não precisam assistir ao Mundial".

"Os europeus têm que se desculpar por terem feito o que fazem pelo mundo nos próximos 3 mil anos. Quantas companhias europeias e do mundo ocidental estão fazendo bilhões com trabalho por aqui e quantos deles estão se preocupando com direitos para os imigrantes? Eu tenho a resposta: nenhuma. Por que mudar isso diminui o lucro. Não preciso defender o Catar, eles se defendem sozinhos. Mas quanta gente está aqui pelo combustível e quem se preocupa com as condições de trabalho? A Fifa se preocupa, o futebol se preocupa, o Catar se preocupa", afirmou Infantino.

Antes de fazer as críticas, Infantino tentou traçar uma comparação com as condições que ele enfrentou na infância ao ser italiano que morou na Suíça e disse que consegue se sentir na pele dos imigrantes que estão no Qatar e enfrentam preconceito e vivem em condições longe das ideais.

Leia também: Catar tenta subornar jogadores do Equador por derrota na estreia da Copa do Mundo, diz jornal inglês

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças