Copa do Mundo

Courtois salva e Bélgica vence o Canadá na estreia da Copa do Mundo

Europeus suportaram pressão dos canadenses desde o primeiro minuto; goleiro pegou pênalti no primeiro tempo e fez defesas importantes ao longo da partida


23/11/2022 17h54

Um jogo bem diferente do que os prognósticos apontavam. Para quem imaginava a Bélgica a vontade e o Canadá acuado, se enganou. De volta a Copa do Mundo, o time alvirrubro deu muito trabalho e colocou pressão. Mas não foi o suficiente para vencer a partida. Com gol solo de Batshuayi, os belgas venceram por 1 a 0.

O que chamou atenção foi a atuação da arbitragem ao longo do jogo. Além marcar um pênalti antes dos 10 minutos, deixou de marcar uma penalidade e o VAR não corrigiu o erro.

Com os resultados dessa quarta-feira (23), o grupo F ficou com a Bélgica na liderança, Croácia e Marrocos dividindo a segunda colocação e a seleção canadense na última posição.

Os times voltam a campo no próximo domingo (27), quando a Bélgica encarará os marroquinas às 10h, enquanto a seleção croata jogará contra o Canadá às 13h.


Canadá domina o jogo, mas sai perdendo

Logo no início da partida, o VAR foi acionado para conta de um toque de mão dentro da área da Bélgica. Quando todos já imaginavam que o Canadá abriria o placar logo aos 10 minutos, Courtois parou Davies e defendeu o pênalti.

Apesar da grande chance perdida, o Canadá não se abalou e não mudou o seu modo de jogar. A marcação seguiu alta e os ataques rápidos pelas pontas.

Só aos 22 minutos, a Bélgica conseguiu encaixar uma boa jogada e colocar Batshuayi em boas condições de marcar o gol. Mas, a finalização saiu mascada e a bola acabou indo para fora.

Leia também: Gavi faz história e se torna o jogador mais novo a marcar um gol na Copa do Mundo desde Pelé

Mas a chegada belga foi coisa rara na primeira etapa. O domínio mesmo foi do time americano. Johnston recebeu na entrada da área e finalizou com força, e Courtois precisou fazer mais uma boa defesa.

Para tentar sair da pressão, De Bruyne pegou a bola e passou a trocar passes no meio campo. Estava parecendo que era apenas para passar o tempo e tentar organizar o time. Porém, após um belo lançamento de Alderweireld, Batshuayi ficou na cara do gol e abriu o placar.

Bélgica segura pressão e vence partida

O cenário do jogo continuou o mesmo na segunda etapa. Enquanto o Canadá fazia uma marcação alta, dificultando a saída de bola rival, os belgas dependiam dos talentos individuais para criar alguma jogada.

Para tentar controlar melhor o meio-campo, o técnico Roberto Martínez colocou Trossard e Meunier nos lugares de Hazard e Carrasco. O time ficou mais físico e com mais poder para segurar a bola no campo de ataque.

A resposta de John Herdman foi com Cyle Larin, maior artilheiro da história da seleção canadense. No atual ciclo de Copa, foram 20 gols.

As mudanças fizeram efeito primeiro nos europeus. De Bruyne fez boa jogada individual pela direita e rolou para Batshuayi, mas foi travado na hora da finalização.

Leia também: Conheça Yassine Bounou, goleiro que garantiu o empate de Marrocos contra a Croácia

A bola continuou no pé dos canadenses ao longo do segundo tempo, porém, as chances ficaram mais raras e furar a linha defensiva belga ficou mais difícil.

Larin foi acionado pela primeira vez aos 34 minutos, após cruzamento para área, ele desviou de cabeça e parou em Courtois.

Aos poucos, os canadenses foram cansando e perdendo intensidade ao longo do jogo e não conseguiu o empate.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças