Holanda derrota o Catar e garante a liderança do grupo A
Com o resultado, o Catar se tornou o primeiro país sede de Copa do Mundo a não marcar um único ponto
29/11/2022 13h46
No encerramento do grupo A da Copa do Mundo, a Holanda venceu o Catar por 2 a 0, com gols de Gakpo e Frenkie de Jong. Assim, a Laranja Mecânica classificou em primeiro lugar no grupo e espera os resultados do grupo B para saber quem enfrenta nas oitavas de final da competição.
Com o resultado, o Catar se tornou o primeiro país sede a não fazer um único ponto no torneio da Fifa. Além disso, marcou apenas um gol no Mundial, sendo a pior marca de um anfitrião.
Por ser do grupo A, a Holanda será a seleção com o maior tempo de descanso entre os classificados para as oitavas de final. A partida será realizada no próximo sábado, dia 3 de dezembro, às 12h.
Sobre o jogo
Com o Catar já eliminado da competição, a Holanda tomou as rédeas da partida, afinal, precisava da vitória para garantir a primeira colocação do grupo A. Apesar da posse de bola e maior volume no ataque, a equipe teve muita dificuldade de entrar na área adversária. Com poucos espaços, as finalizações no gol foram raras nos primeiros 20 minutos.
Para furar a defesa, foi necessário o talento individual. Após receber um belo passe de letra, Gakpo deu uma bela arrancada e acertou um belo chute na entrada da área. O jovem do PSV é um dos artilheiros da Copa do Mundo.
Leia também: Alex Sandro tem lesão no quadril e será desfalque no jogo contra Camarões
A única alternativa para os anfitriões era ir para o ataque e evitar sair da competição com três derrotas. Logo em seguida, Ismaill arriscou um chute de fora da área e parou no goleiro Noppert.
O jovem atacante holandês teve a chance de se tornar artilheiro isolado na Copa aos 40 minutos, quando recebeu da entrada da área, levantou a bola e bateu bonito. Mas a bola acabou indo por cima da meta.
Controle do jogo e classificação garantida
Para evitar qualquer complicação, a Holanda voltou com força total para o segundo tempo. Após lançamento para o campo de ataque, Memphis acertou um belo chute e o goleiro deu rebote. De Jong só precisou empurrar para a rede e ampliar o placar.
A vantagem de dois gols deixou o jogo ainda mais tranquilo. O meio campo holandês controlou a posse de bola e deixou a vida catari ainda mais difícil no jogo.
Leia também: Após silêncio no hino em forma de protesto, jogadores são ameaçados pelo governo do Irã
Aos 23 minutos, a Holanda chegou a ampliar o placar com Berghuis, mas o VAR entrou em ação e anulou a jogada. No início do lance, Gakpo dominou com o braço e o ajudou na sequência da jogada.
Com a vantagem de dois gols mantida, os holandeses diminuíram ainda mais o ritmo e esperaram a partida terminar. O Catar tentou assustar e marcar mais um golzinho no torneio, mas a equipe do Oriente Médio teve muita dificuldade de concluir as jogadas.
REDES SOCIAIS