Copa do Mundo

Holanda derrota o Catar e garante a liderança do grupo A

Com o resultado, o Catar se tornou o primeiro país sede de Copa do Mundo a não marcar um único ponto


29/11/2022 13h46

No encerramento do grupo A da Copa do Mundo, a Holanda venceu o Catar por 2 a 0, com gols de Gakpo e Frenkie de Jong. Assim, a Laranja Mecânica classificou em primeiro lugar no grupo e espera os resultados do grupo B para saber quem enfrenta nas oitavas de final da competição.

Com o resultado, o Catar se tornou o primeiro país sede a não fazer um único ponto no torneio da Fifa. Além disso, marcou apenas um gol no Mundial, sendo a pior marca de um anfitrião.

Por ser do grupo A, a Holanda será a seleção com o maior tempo de descanso entre os classificados para as oitavas de final. A partida será realizada no próximo sábado, dia 3 de dezembro, às 12h.

Sobre o jogo

Com o Catar já eliminado da competição, a Holanda tomou as rédeas da partida, afinal, precisava da vitória para garantir a primeira colocação do grupo A. Apesar da posse de bola e maior volume no ataque, a equipe teve muita dificuldade de entrar na área adversária. Com poucos espaços, as finalizações no gol foram raras nos primeiros 20 minutos.

Para furar a defesa, foi necessário o talento individual. Após receber um belo passe de letra, Gakpo deu uma bela arrancada e acertou um belo chute na entrada da área. O jovem do PSV é um dos artilheiros da Copa do Mundo.

Leia também: Alex Sandro tem lesão no quadril e será desfalque no jogo contra Camarões

A única alternativa para os anfitriões era ir para o ataque e evitar sair da competição com três derrotas. Logo em seguida, Ismaill arriscou um chute de fora da área e parou no goleiro Noppert.

O jovem atacante holandês teve a chance de se tornar artilheiro isolado na Copa aos 40 minutos, quando recebeu da entrada da área, levantou a bola e bateu bonito. Mas a bola acabou indo por cima da meta.

Controle do jogo e classificação garantida

Para evitar qualquer complicação, a Holanda voltou com força total para o segundo tempo. Após lançamento para o campo de ataque, Memphis acertou um belo chute e o goleiro deu rebote. De Jong só precisou empurrar para a rede e ampliar o placar.

A vantagem de dois gols deixou o jogo ainda mais tranquilo. O meio campo holandês controlou a posse de bola e deixou a vida catari ainda mais difícil no jogo.

Leia também: Após silêncio no hino em forma de protesto, jogadores são ameaçados pelo governo do Irã

Aos 23 minutos, a Holanda chegou a ampliar o placar com Berghuis, mas o VAR entrou em ação e anulou a jogada. No início do lance, Gakpo dominou com o braço e o ajudou na sequência da jogada.

Com a vantagem de dois gols mantida, os holandeses diminuíram ainda mais o ritmo e esperaram a partida terminar. O Catar tentou assustar e marcar mais um golzinho no torneio, mas a equipe do Oriente Médio teve muita dificuldade de concluir as jogadas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças