Economia

Setor de serviços prestados cai 0,2% em fevereiro, segundo IBGE

Setor é o que mais afeta a economia brasileira e apresenta queda pela segunda vez em sequência


12/04/2022 11h06

De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços prestados caiu 0,2% em fevereiro comparado a janeiro.

O IBGE destacou que a perda acumulada nos dois primeiros meses de 2022 foi de 2%, mas comparando fevereiro de 2022 com o mesmo mês no ano passado, o setor de serviços cresceu 7,4%.

O resultado do setor contrariou as estimativas de 20 consultorias e instituições financeiras que apostavam em uma alta de 0,7%.

Leia mais: Cetam oferece mais de 31 mil vagas em cursos gratuitos

Apesar da baixa, os serviços estão no momento 5,4% acima do nível que se encontravam antes da pandemia, e os número indicam uma tendência de estabilidade no setor.

Entre todos os setores econômicos que afetam a economia brasileira, o de maior peso é justamente o de serviços. Ano passado, a recuperação da área foi fortalecida pelo avanço da vacinação e a flexibilização de medidas para conter o coronavírus.

O resultado acumulado dos 12 meses anteriores apontou uma alta de 13%, o que vem acontecendo desde fevereiro de 2021. O recorde histórico da pesquisa remonta a novembro de 2014, com 20% de crescimento do setor de serviços prestados.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças