"De patinho feio a cisne": Banco suíço elogia economia brasileira e prevê avanço
Relatório do UBS também destaca que deflação pode estar ligada a um "efeito rebote" por conta da pandemia
14/09/2022 11h54
Um relatório do banco UBS, da Suíça, elogiou a política monetária do Brasil e projetou um recuo ainda maior da inflação do país nos próximos meses. O artigo em questão foi intitulado “De patinho feio a cisne”, que faz referência a uma fábula.
"Além dos cortes de impostos sobre gasolina e energia elétrica, a acomodação dos preços das commodities e a flexibilização dos gargalos de oferta devem levar a uma desaceleração mais generalizada da inflação de bens no geral", aponta a instituição.
Leia mais: Confira o que os candidatos ao Governo de SP falaram sobre transporte
Bolsonaro manda reverter os cortes feitos no orçamento do programa Farmácia Popular
O texto também indica que "uma parte razoável da aceleração da inflação de serviços será diretamente ligado a um efeito rebote do período inicial da pandemia". Ou seja, essa melhora recente pode desacelerar nos próximos meses, ainda de acordo com o UBS.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (9) mostram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tido como a inflação oficial do país, apresentou um retrocesso de 0,36% durante o mês de agosto.
REDES SOCIAIS