Economia

Como organizar as finanças domésticas


15/09/2022 15h40

Atualmente, grande parte da população brasileira está endividada e poucos têm coragem de realmente encarar suas contas com o objetivo de se livrar das dívidas. Mas a única maneira que existe é essa: encarar as finanças de frente e colocar as mãos nos números.

Confira cinco passos para equilibrar suas contas:

1- Saiba exatamente quanto, onde e quando você gasta seu dinheiro

Anote em um caderninho, planilha ou aplicativo no celular todos os gastos que você tem diariamente. Mesmo que você pague com o cartão de crédito, é preciso anotar cada item pago no cartão separadamente, pois somente assim você poderá saber quanto gasta em cada tipo de despesa, como por exemplo: supermercado, combustível, lanches e refeições fora de casa, passeios, vestuário, farmácia, moradia etc.

2- Saiba quanto você tem de receita

É importante saber tanto o valor que se recebe quanto a data que recebe cada valor, pois assim você poderá organizar seus pagamentos para depois do dia que recebe e, portanto, evitar que sua conta fique negativa.

Veja imagens: Webstory: Como organizar as finanças domésticas

3- Conheça suas dívidas

Se você possui dívidas, estejam elas sob controle ou não, você precisa conhecê-las muito bem. Faça uma planilha com as seguintes informações: o valor total da dívida, número de parcelas totais, número de parcelas que foram pagas, número de parcelas que faltam pagar, valor total que falta pagar e qual o valor da taxa de juros mensal. Dessa maneira, você poderá priorizar quais dívidas devem ser pagas primeiro.

As dívidas que possuem as maiores taxas de juros devem ser eliminadas primeiro e assim evitar que aquela dívida continue crescendo tanto. Depois, elimine as dívidas que mais pesam no seu orçamento, até que você ataque as dívidas menores e mais longas.

4- Acompanhe o orçamento mês a mês para poder planejar o próximo

Mensalmente, é necessário avaliar as informações do que se gastou em cada item do seu orçamento. Analise se os valores estão compatíveis com seu orçamento, se estão exagerados ou se podem ser alterados. Por exemplo, você saberá exatamente quanto gastou no supermercado (e se poderá gastar menos no próximo mês) com esse número na cabeça. Poderá estar mais atento ao fazer as compras, definindo valores máximos para cada compra. O mesmo pode ser feito com contas de consumo, como conta de luz, uma vez que você pode estar muito próximo do uso de energia na menor tarifa e com uma campanha de economia em casa poderá reduzir a conta de luz.

5- Elimine dívidas e invista seu dinheiro

Antes de o mês iniciar, faça um planejamento de tudo o que terá de gastos nas semanas seguintes, tomando como base o mês anterior. Analise se no próximo mês poderá reduzir gastos, se terá algum gasto que não teve no mês anterior, como por exemplo, uma consulta médica, uma taxa anual como o IPTU ou IPVA, alguma manutenção necessária seja para a casa ou carro. Antes de o mês começar, defina a folga que terá no orçamento e o que fará com ela. No dia que receber seu salário, já separe esse recurso.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças