Banco Central pode encerrar ciclo de altas nos juros básicos da economia brasileira
Diretores se reúnem nesta quarta (21); desde março do ano passado, a taxa Selic passou de 2% para 13,75% ao ano
21/09/2022 09h16
Diretores do Banco Central (BC) voltam a se reunir nesta quarta-feira (21) e podem encerrar o ciclo de aumentos nas porcentagens dos juros básicos da economia. Desde março do ano passado, a taxa Selic passou de 2% para 13,75% ao ano. O indicador é elevado com o objetivo de conter o avanço da inflação no país.
A decisão, que ainda não foi definida, será anunciada após o fechamento do dia e deve acontecer no final da tarde. Apesar de a maior parte das previsões apontar para o fim das altas, há a possibilidade de um novo aumento de 0,25 ponto percentual ao ano.
Leia mais: Putin recruta 300 mil militares da reserva e ameaça usar armas nucleares
STF mantém restrições sobre decretos que flexibilizam posse e porte de armas de fogo
No início de agosto, a taxa de juros foi elevada de 13,25% para 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do BC. Este foi o 12º crescimento consecutivo para o indicador, que na ocasião atingiu seu maior valor desde novembro de 2016.
Recentemente, analistas do banco reduziram, pela 12ª semana seguida, a expectativa para a inflação de 2022 no Brasil. A atual previsão é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tido como a inflação oficial do país, encerre o ano em 6%.
REDES SOCIAIS