Economia

PIB da China fica abaixo da meta e cresce apenas 3% em 2022

O ritmo lento do crescimento do país foi impactado pelas fortes restrições da política de “Covid zero”, que foi implantada no país


17/01/2023 09h48

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3% no ano passado, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (16). A meta oficial estabelecida era de 5,5%.

O ritmo lento do crescimento do país foi impactado pelas fortes restrições da política de “Covid zero”, que foi implantada no país. A segunda maior economia do mundo confinou milhares de pessoas em bairros e condomínios inteiros. Depois de inúmeros protestos, o país começou a flexibilizar as medidas nos meses finais do ano.

Leia também: Câmara divulga novas imagens do atentado bolsonarista aos três Poderes

Ministro da Educação anuncia reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores

Especialistas acreditam que a Guerra da Ucrânia também impactou fortemente o crescimento dos números da economia chinesa. Excluindo o crescimento de 2,2% após o início da pandemia de Covid em 2020, este é o pior resultado em quase meio século. Em 2021, o PIB da China cresceu 8,1%.

Além disso, o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) divulgou que a população da China diminuiu pela primeira vez em mais de seis décadas em 2022. No ano passado, a população da China era de 1,4 bilhão, o que significa "uma diminuição de 850 mil desde o final de 2021", segundo o ONE.

A taxa de natalidade do país caiu de modo histórico em meio ao envelhecimento da população.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças