Economia

Governo aumenta expectativa de crescimento da economia de 2,5% para 3,2% em 2023

Aumento da safra projetada e resultados positivos no terceiro trimestre são algumas das justificativas da mudança; meta é mais otimista comparado ao do mercado


18/09/2023 14h48

O Ministério da Fazenda aumentou, nesta segunda-feira (18), a estimativa de crescimento econômico do Brasil em 2023 de 2,5% para 3,2%. De acordo com a pasta, o aumento da safra projetada, resultados positivos no terceiro trimestre e expectativa de recuperação da economia chinesa no quarto trimestre são as justificativas para a elevação da expectativa.

Vale ressaltar que a expectativa do governo para o crescimento econômico de 2023 é maior do que a previsão do mercado financeiro. Os analistas afirmam que o aumento do PIB deverá ser de 2,89%. Os números foram publicados pelo Banco Central do Brasil hoje. A expectativa anterior do mercado era de 2,64%.

Leia também: Nova onda de calor pode fazer cidades brasileiras registrarem recordes de temperatura

Para o ano que vem, a Fazenda manteve a projeção do PIB em 2,3%. De acordo com a pasta, indústria e setor de serviços devem se beneficiar dos programas de incentivo ao investimento, renegociação de dívidas e de transferência de renda.

Além do PIB, a pasta manteve a expectativa da inflação em 4,85% para este ano. Para 2024, a previsão para o IPCA aumentou de 3,3% para 3,4% em razão da mudança no cenário de câmbio e preços das commodites.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças