O Ministério da Fazenda aumentou, nesta segunda-feira (18), a estimativa de crescimento econômico do Brasil em 2023 de 2,5% para 3,2%. De acordo com a pasta, o aumento da safra projetada, resultados positivos no terceiro trimestre e expectativa de recuperação da economia chinesa no quarto trimestre são as justificativas para a elevação da expectativa.
Vale ressaltar que a expectativa do governo para o crescimento econômico de 2023 é maior do que a previsão do mercado financeiro. Os analistas afirmam que o aumento do PIB deverá ser de 2,89%. Os números foram publicados pelo Banco Central do Brasil hoje. A expectativa anterior do mercado era de 2,64%.
Leia também: Nova onda de calor pode fazer cidades brasileiras registrarem recordes de temperatura
Para o ano que vem, a Fazenda manteve a projeção do PIB em 2,3%. De acordo com a pasta, indústria e setor de serviços devem se beneficiar dos programas de incentivo ao investimento, renegociação de dívidas e de transferência de renda.
Além do PIB, a pasta manteve a expectativa da inflação em 4,85% para este ano. Para 2024, a previsão para o IPCA aumentou de 3,3% para 3,4% em razão da mudança no cenário de câmbio e preços das commodites.
REDES SOCIAIS