Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A economia brasileira registrou crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024 em comparação ao período anterior, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3).

Este é o 13º trimestre consecutivo de alta, com destaque para o setor de serviços, que avançou 0,9%, e para a indústria, que cresceu 0,6%. Por outro lado, a agropecuária teve retração de 0,9%.

Em relação ao mesmo período de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou alta de 4%, acumulando crescimento de 3,1% nos últimos quatro trimestres. No acumulado de janeiro a setembro, a expansão é de 3,3% em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior. O valor total do PIB no trimestre foi de R$ 3 trilhões.

Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 76 milhões no sorteio desta terça-feira (3)

Do lado da demanda, os investimentos medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo cresceram 2,1%, enquanto o consumo das famílias subiu 1,5%. As despesas do Governo Federal tiveram alta de 0,8%, revertendo a queda de 0,3% registrada no trimestre anterior.

Embora a atividade econômica tenha demonstrado resiliência, favorecida por um mercado de trabalho aquecido e ganhos de renda, a desaceleração na indústria e o recuo da agropecuária indicam desafios. No setor externo, as exportações caíram 0,6%, enquanto as importações aumentaram 1%.

Com o desempenho acima do esperado no terceiro trimestre, o Ministério da Fazenda revisou para cima a projeção de crescimento do PIB neste ano, de 3,2% para 3,3%. Já o Banco Central divulgará suas novas estimativas em 19 de dezembro. Analistas do mercado projetam um crescimento de 3,22%, de acordo com a pesquisa Focus.

Leia mais: STF forma maioria para manter decisão de Dino que libera emendas parlamentares