Na semana do início das aulas nas escolas municipais de São Paulo, a TV Cultura estreia um programa que vem para inspirar o público com histórias de cidadania, inclusão e educação. O “Boas Práticas Escolares”, que começa a ser exibido neste domingo (12), às 11h30, mostra ações e iniciativas transformadoras dentro e fora do ambiente escolar. São verdadeiras lições de vida que têm como protagonistas os estudantes e educadores da educação básica.
Produzido pela TV Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o programa traz matérias sobre ações que geram impacto positivo na vida dos alunos, seja por meio do esporte, sustentabilidade, dança, literatura e muitos outros segmentos.
Leia também: Covid-19: Brasil registra 50 mortes em 24h e registra menor média móvel desde novembro
Em formato dinâmico e totalmente gravado em ambientes externos, fora de estúdios, o “Boas Práticas” revela projetos que acontecem na comunidade escolar por meio de diversas iniciativas e personagens. Sejam as crianças que fazem parte das atividades, as famílias que estão presentes, ou os parceiros que organizam as ações.
“A Educação é um dos nossos pilares junto com Informação e Cultura. Produzir um programa que destaca as ações positivas que acontecem na rede municipal de ensino de São Paulo vem de encontro com o que acreditamos deva ser valorizado em nossa programação” diz Paula Cavalcanti, Diretora de Produção e Educação da TV Cultura.
No programa de estreia, reportagens especiais sobre a volta às aulas. A equipe do “Boas Práticas” acompanha uma unidade educacional da rede municipal especializada em receber crianças vindas de outros países, muitos deles filhos de refugiados. E mostra ainda como tiveram início as aulas no Liceu Coração de Jesus, um tradicional colégio católico que quase fechou as portas, mas renasceu e agora recebe alunos da rede municipal no centro da capital paulista.
Leia também: “Responsabilização é a resposta”, diz Rosa Weber um mês após atos golpistas em Brasília
O "Boas Práticas" mostra também toda a diversão do Recreio na Férias, que durante o mês de janeiro proporcionou atividades para milhares de estudantes. Para os pais, um alívio em um mês no qual muitos não têm onde deixar os filhos. Para os estudantes, a chance de brincar, aprender e fazer passeios inesquecíveis, como a visita de estudantes indígenas guaranis, que vivem no extremo sul da cidade, ao museu das Culturas Indígenas. Um resgate histórico que gerou uma reportagem marcante.
O "Boas Práticas Escolares" é semanal. Sempre aos domingos, a partir das 11h30. A produção também exibirá pílulas ao longo da programação da Cultura, de segunda a sexta, que falam sobre os destaques da edição.
REDES SOCIAIS