Provão Paulista: candidatos devem registrar cursos de preferência até esta sexta (22)
Etapa é obrigatória para concorrer às 15.369 vagas de ingresso no ensino superior
22/12/2023 10h31
O prazo para que estudantes da terceira série do Ensino Médio que prestaram o Provão Paulista registrem o curso que desejam frequentar em 2024 termina nesta sexta-feira (22).
A etapa é obrigatória para concorrer às 15.369 vagas de ingresso no ensino superior, por meio da iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Leia também: IBGE: Após três anos em queda, trabalho infantil cresce 7% no Brasil
Até o momento, cerca de 57,17% dos alunos matriculados nas escolas estaduais, municipais, Escolas Técnicas (Etecs) e de outras redes públicas do país registraram a escolha. Ao considerar o percentual de abstenção nos dois dias do exame, cerca de 20% dos estudantes ainda precisam chegar a essa decisão.
Para o processo, é necessário acessar o portal do Provão Paulista com nome e RA. Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF. Cada pessoa pode optar por até 11 cursos diferentes.
O estudante poderá selecionar as opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos.
Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), fruto da parceria da Seduc-SP.
O resultado será anunciado no dia 26 de janeiro. Como prevê o edital, serão divulgadas três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas também poderão, se houver necessidade, publicar listas de chamadas posteriores.
REDES SOCIAIS