Dia Mundial da Água: como a conscientização da água pode ser abordada nas escolas do Brasil?
A educação é ferramenta essencial na preservação e na gestão sustentável da água doce
22/03/2024 19h40
O Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), visa promover a conscientização sobre a relevância desse recurso essencial para a sobrevivência humana. Em escolas de todo o Brasil, a abordagem do tema contibui para dar visibilidade ao uso sustentável e para alertar sobre a necessidade da conservação e da preservação da água doce.
A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, a cada ano um tema é selecionado pela instituição. Em 2024, “Água para a Prosperidade e a Paz” foi o título escolhido. Atualmente, 153 países partilham recursos hídricos.
“A diminuição da oferta de água pode aumentar a concorrência e inflamar as tensões entre pessoas, comunidades e países, agravando o risco de conflito”, disse António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, nesta sexta-feira (22).
Mesmo que o recurso esteja diretamente ligado à prosperidade econômica, à saúde e ao bem-estar humano, 2,2 bilhões de pessoas no mundo ainda vivem sem acesso à água potável gerida de forma segura, de acordo com a ONU.
Na agricultura, a falta de água prejudica a produção de alimentos, podendo gerar crises alimentares. O risco de doenças também aumenta com a desidratação ou mesmo com uso sem o tratamento adequado, afetando principalmente as comunidades mais pobres.
A escassez também tem consequências no desenvolvimento social, especialmente para meninas e mulheres. Em muitas zonas rurais, são elas as principais coletoras de água, dedicando várias horas por dia à tarefa. Com o acesso reduzido ao abastecimento, a educação, a segurança e a participação econômica dessas mulheres também acabam sendo impactadas negativamente.
“A escassez de água é uma realidade que afeta diversos aspectos da vida humana e do equilíbrio dos ecossistemas. No meio ambiente, a redução da disponibilidade de água afeta a biodiversidade, altera ecossistemas e pode contribuir inclusive para o agravamento das mudanças climáticas”, afirma Philippe Spitaleri Kaufmann, professor de química do Curso Anglo Vestibulares e do Colégio Anglo São Paulo.
Foto: Freepik
Além da escassez do recurso ser abordada nos principais vestibulares do país, tratar do tema em sala de aula pode ajudar na formação de crianças e jovens conscientes. Educar cidadãos responsáveis, engajados e informados impulsiona a adoção de práticas sustentáveis e pode impactar diretamente nas comunidades onde vivem.
Veja abaixo dicas de atividades e práticas, elaboradas pelo professor do Anglo, que podem ser realizadas no ambiente escolar:
1) Projetos de Ciências: experimentos que demonstram técnicas de purificação da água ou estudos sobre o ciclo da água no ambiente local;
2) Arte e Literatura: criação de obras artísticas ou redação de textos que explorem a temática da água, incentivando a expressão criativa e a reflexão crítica;
3) Debates e Simulações: organização de debates sobre questões relacionadas à água ou simulações de conferências sobre gestão sustentável de recursos hídricos, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de negociação.
Levando em conta a tendência de um ensino e avaliações escolares cada vez mais interdisciplinares, é possível ainda integrar conhecimentos e reunir professores de matérias variadas.
Em uma única questão, por exemplo, é possível trazer o contexto das chamadas civilizações hidráulicas, que se desenvolveram nas margens dos rios na Antiguidade, junto a cálculos de consumo ou mesmo relacionando com as alterações de estado físico da água. Desse modo, "humanidades", "exatas" e "biológicas" se entrelaçam para um ensino mais eficiente.
Confira abaixo alguns tópicos que podem auxiliar em algumas disciplinas:
- Geografia: estudo sobre bacias hidrográficas, regimes fluviais e impactos das atividades humanas nos recursos hídricos.
- História: análise do papel da água nas civilizações antigas e nos conflitos geopolíticos contemporâneos.
- Matemática: atividades envolvendo cálculos de consumo de água e eficiência de práticas de economia de água.
- Ciências: exploração dos processos biológicos e ecológicos que dependem da água, bem como dos efeitos da poluição hídrica.
“O tema do Dia Mundial da Água 2024 é, portanto, um apelo à ação - para gerir a água de forma sustentável, para nos reconectarmos com o nosso planeta e, em última análise, para construir a paz. Pois, como disse em 2021 o artista brasileiro e embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Vik Muniz, ‘Só existe uma Terra, não um planeta para a natureza e outro para os humanos’”, afirmou nesta sexta (22) Audrey Azoulay, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
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