Educação

Dia Mundial da Água: como a conscientização da água pode ser abordada nas escolas do Brasil?

A educação é ferramenta essencial na preservação e na gestão sustentável da água doce


22/03/2024 19h40

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), visa promover a conscientização sobre a relevância desse recurso essencial para a sobrevivência humana. Em escolas de todo o Brasil, a abordagem do tema contibui para dar visibilidade ao uso sustentável e para alertar sobre a necessidade da conservação e da preservação da água doce.

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, a cada ano um tema é selecionado pela instituição. Em 2024, “Água para a Prosperidade e a Paz” foi o título escolhido. Atualmente, 153 países partilham recursos hídricos.

“A diminuição da oferta de água pode aumentar a concorrência e inflamar as tensões entre pessoas, comunidades e países, agravando o risco de conflito”, disse António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, nesta sexta-feira (22).


Mesmo que o recurso esteja diretamente ligado à prosperidade econômica, à saúde e ao bem-estar humano, 2,2 bilhões de pessoas no mundo ainda vivem sem acesso à água potável gerida de forma segura, de acordo com a ONU.

Na agricultura, a falta de água prejudica a produção de alimentos, podendo gerar crises alimentares. O risco de doenças também aumenta com a desidratação ou mesmo com uso sem o tratamento adequado, afetando principalmente as comunidades mais pobres. 

A escassez também tem consequências no desenvolvimento social, especialmente para meninas e mulheres. Em muitas zonas rurais, são elas as principais coletoras de água, dedicando várias horas por dia à tarefa. Com o acesso reduzido ao abastecimento, a educação, a segurança e a participação econômica dessas mulheres também acabam sendo impactadas negativamente. 

Leia também: “Uma aula de história”: entenda como as Campeãs do Carnaval de SP atuam como ferramentas de educação

“A escassez de água é uma realidade que afeta diversos aspectos da vida humana e do equilíbrio dos ecossistemas. No meio ambiente, a redução da disponibilidade de água afeta a biodiversidade, altera ecossistemas e pode contribuir inclusive para o agravamento das mudanças climáticas”, afirma Philippe Spitaleri Kaufmann, professor de química do Curso Anglo Vestibulares e do Colégio Anglo São Paulo.

Foto: Freepik

Além da escassez do recurso ser abordada nos principais vestibulares do país, tratar do tema em sala de aula pode ajudar na formação de crianças e jovens conscientes. Educar cidadãos responsáveis, engajados e informados impulsiona a adoção de práticas sustentáveis e pode impactar diretamente nas comunidades onde vivem.

Veja abaixo dicas de atividades e práticas, elaboradas pelo professor do Anglo, que podem ser realizadas no ambiente escolar:

1) Projetos de Ciências: experimentos que demonstram técnicas de purificação da água ou estudos sobre o ciclo da água no ambiente local;

2) Arte e Literatura: criação de obras artísticas ou redação de textos que explorem a temática da água, incentivando a expressão criativa e a reflexão crítica;

3) Debates e Simulações: organização de debates sobre questões relacionadas à água ou simulações de conferências sobre gestão sustentável de recursos hídricos, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de negociação.


Levando em conta a tendência de um ensino e avaliações escolares cada vez mais interdisciplinares, é possível ainda integrar conhecimentos e reunir professores de matérias variadas.

Em uma única questão, por exemplo, é possível trazer o contexto das chamadas civilizações hidráulicas, que se desenvolveram nas margens dos rios na Antiguidade, junto a cálculos de consumo ou mesmo relacionando com as alterações de estado físico da água. Desse modo, "humanidades", "exatas" e "biológicas" se entrelaçam para um ensino mais eficiente. 

Confira abaixo alguns tópicos que podem auxiliar em algumas disciplinas:

- Geografia: estudo sobre bacias hidrográficas, regimes fluviais e impactos das atividades humanas nos recursos hídricos.

- História: análise do papel da água nas civilizações antigas e nos conflitos geopolíticos contemporâneos.

- Matemática: atividades envolvendo cálculos de consumo de água e eficiência de práticas de economia de água.

- Ciências: exploração dos processos biológicos e ecológicos que dependem da água, bem como dos efeitos da poluição hídrica.

“O tema do Dia Mundial da Água 2024 é, portanto, um apelo à ação - para gerir a água de forma sustentável, para nos reconectarmos com o nosso planeta e, em última análise, para construir a paz. Pois, como disse em 2021 o artista brasileiro e embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Vik Muniz, ‘Só existe uma Terra, não um planeta para a natureza e outro para os humanos’”, afirmou nesta sexta (22) Audrey Azoulay, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).


Leia também: Boas Práticas Escolares estreia "A Prô tá on’" neste domingo (24)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família