Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada no Tucuruvi, zona norte da cidade de São Paulo, está entre as três finalistas do prêmio “World's Best School Prizes 2024”, de melhor escola do mundo.

Atualmente, a instituição oferece ensino integral para mais de 300 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Iniciativas como o clube de xadrez e as aulas de atletismo, que envolvem estudantes, familiares, educadores e a comunidade local, fizeram com que a escola se destacasse e conquistasse essa nomeação, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação.

Leia mais: Lula autoriza estudos para retorno do horário de verão devido à crise hídrica

Idealizado pelo professor Leonardo Alcântara, o projeto de xadrez utiliza o jogo como ferramenta para aprimorar habilidades cognitivas e de interação social. Além disso, os programas de atletismo e ginástica artística, introduzidos pelo professor Luiz Fernando Junqueira, visam o desenvolvimento físico, a resiliência e o trabalho em grupo.

A escola concorre ao prêmio na categoria 'Colaboração Comunitária' e, se for vencedora, poderá ganhar uma premiação no valor de US$ 10 mil (cerca de R$ 55 mil na cotação atual), de acordo com informações divulgadas pela CNN. As outras finalistas são o Colégio María de Guadalupe, da Argentina, e a Community School Salomé Ureña, dos Estados Unidos.

Leia mais: Chefe do grupo Hezbollah diz que explosão de pagers e 'walkie talkies' é declaração de guerra

Para essas iniciativas, a escola contou com o apoio da ONG Parceiros da Educação, que se dedica a impulsionar a qualidade da educação básica em São Paulo. O suporte inclui capacitações em gestão escolar, formação para a equipe de professores, fornecimento de materiais didáticos e melhorias na infraestrutura escolar. A atuação da ONG se baseia em quatro pilares: gestão, pedagógico, infraestrutura e envolvimento da família e comunidade.

Segundo a organizadora do prêmio, esses programas têm demonstrado sucesso, evidenciado pelo aumento da participação dos alunos em campeonatos nacionais e pela maior coesão comunitária.

Leia mais: Área queimada nas savanas do Cerrado sobe 221% em agosto, apontam dados do Ipam

Comemoração

Em comemoração ao feito, a escola abriu suas portas para a comunidade local em colaboração com a Secretaria da Educação de São Paulo, a Parceiros da Educação, a UBS do bairro e comerciantes locais.

O evento contará com alguns serviços gratuitos, incluindo exames oftalmológicos para estudantes, atendimentos de saúde com dentistas, aferição de pressão, testes rápidos de diabetes, além de uma palestra sobre pediculose e seu tratamento, e serviços de cabeleireiro.