Educação

Governo Lula prepara projeto de lei para proibir uso de celulares em escolas brasileiras

Medida, que deve ser anunciada em outubro, será válida tanto para instituições públicas quanto particulares


20/09/2024 18h00

O Ministério da Educação (MEC) prepara para divulgar, no próximo mês, um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares em todas as escolas públicas e privadas do Brasil.

Ainda que a data de anúncio não tenha sido confirmada, a ideia é que o pacote de medidas colabore para reduzir os prejuízos das telas no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

"Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total", disse o ministro da Educação, Camilo Santana, à Folha

Leia também: Ansiedade de jovens supera a de adultos no Brasil; veja quatro dicas para controlar transtornos no pré-vestibular

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou um relatório, em julho do ano passado, que recomenda o banimento do aparelho no ambiente escolar. 

De acordo com o documento, há uma significativa relação entre o uso da ferramenta e as dificuldades de aprendizado. Além disso, também foram citados riscos como distração, redução da interação humana e problemas vinculados à saúde mental.

França, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Canadá, Suíça e México estão entre as nações que adotam restrições para o celular.

Inúmeros estados e municípios do Brasil já possuem normas que impedem a utilização de celulares nas escolas. Entretanto, até o momento, não há leis federais que proíbam o uso.

Nas escolas municipais do Rio de Janeiro, por exemplo, os aparelhos foram banidos por decreto publicado em fevereiro deste ano. 

Leia também: Escola Estadual de São Paulo está entre as três melhores do mundo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

X tem até esta sexta-feira (20) para indicar representante legal no Brasil, diz STF

PF indicia Renan Calheiros, Eduardo Braga e Romero Jucá por corrupção passiva

Comediante cega denuncia assédio durante show de stand-up em SP

Primeiro voo experimental do 'Carro voador' no Brasil é realizado no interior de SP

Justiça Militar absolve policiais que amarraram homem negro suspeito de furto