As inscrições para o primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta terça-feira (4).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 67.301 vagas estão disponíveis. Outras 44.867 serão abertas nos próximos meses.
As inscrições podem ser feitas de forma online, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até esta sexta-feira (7). O resultado será divulgado em 18 de fevereiro.
O que é o Fies?
É um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Diferentemente do Programa Universidade para Todos (ProUni), não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o estudante deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Quem pode participar?
É necessário que o candidato tenha:
participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.
Leia também: "Opinião" recebe Carlos González e Vera Iaconelli no programa desta sexta-feira (7)
Confira o calendário do Fies 2025:
Inscrições: 4 a 7 de fevereiro;
Resultados: 18 de fevereiro;
Complementação de informações da inscrição: 19 a 21 de fevereiro;
Convocação da lista de espera do Fies: 25 de fevereiro a 9 de abril.
REDES SOCIAIS