Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marcelo Casal / Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal / Agência Brasil

A convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começa nesta terça-feira (25). A seleção ocorre até 9 de abril.

Os candidatos devem acompanhar o resultado da pré-seleção no portal do Fies.

A lista de espera é para os estudantes que não passaram na chamada única do Fies, liberado no dia 18 de fevereiro.

Neste ano, o Fies vai oferecer mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos: um para o primeiro semestre de 2025 e outro para o segundo semestre.

O Fies oferece financiamento aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que desejam ingressar no ensino superior em instituições privadas.

Para se inscrever, o candidato deve ter prestado o Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, além de não ter zerado a redação. Não pode participar quem declarou ter participado do Enem como “treineiro”.

O que é o Fies?

É um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Diferentemente do Programa Universidade para Todos (ProUni), não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o estudante deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Quem pode participar?

É necessário que o candidato tenha:

participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;

alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;

renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.