Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O Ministério da Educação (MEC) divulga os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 nesta segunda-feira (12).

A devolutiva pode ser conferida pelo estudante na Página do Participante. Aqueles que tiverem a solicitação aprovada não estão automaticamente inscritos na prova, ou seja, devem realizar a inscrição entre 26 de maio e 6 de junho, assim como os demais.

Nos casos em que a solicitação não for aprovada, o aluno ainda poderá solicitar recurso. O prazo começa nesta segunda-feira (12) e se encerra em 16 de maio. O resultado será divulgado no dia 22 de maio.

Leia também: Em Pequim, Lula anuncia R$ 27 bilhões de investimentos da China no Brasil: "Parceiros incontornáveis"

Se o recurso também for negado, ou nos casos em que o candidato não tem direito à isenção, será necessário pagar uma taxa de R$ 85 para realizar o Enem.

As provas da edição deste ano serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia ocorre a aplicação do bloco de linguagens e ciências humanas, além da redação. No total, são 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas. Já no segundo dia, a prova trará 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas o utilizam para selecionar alunos. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Leia também: 100 escolas da rede estadual de São Paulo vão adotar modelo cívico-militar a partir do 2º semestre