Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva entrevista Paulo Galizia, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), nesta segunda-feira (12).

A jornalista Luiza Moraes aborda sobre segurança no momento do voto. De acordo com sua apuração, muitos eleitores não vão com camisetas ou adesivos de seus candidatos por medo de serem agredidos verbalmente ou fisicamente. Então, ela quis saber como o TRE/SP vai garantir a segurança durante o pleito. Galiza admite o clima e diz que esse problema acontece em todo o Brasil. Mas garante o investimento na proteção das pessoas.

“Fazemos reuniões constantes com a Polícia, há um monitoramento de possíveis acontecimentos em locais de voto. Diria para você que são lugares pontuais. Então, o eleitor não precisa se preocupar, porque ele terá acesso aos locais de votação”, explica o presidente do TRE/SP.

Além da segurança dos eleitores, também há um risco para os mesários. No primeiro turno, que acontecerá em 2 de outubro, 450 mil pessoas estão envolvidas na realização da votação, segundo o entrevistado.

Leia também: Ipec: Lula sobe de 44% para 46%; Bolsonaro se mantém com 31%

Diante desse cenário, a jornalista Helen Braun perguntou sobre as orientações que os mesários estão recebendo. Mesmo dizendo que não acredita numa escalada de violência, ele garante investimento na segurança desses funcionários.

“O mesário terá acesso ao local de votação, como qualquer outro cidadão. Lá, ele ficará completamente protegido. Dificilmente, alguém irá exercer algum ato de violência contra o mesário. Poderá haver alguma insurgência de alguém em relação aos celulares. Mas, em qualquer situação que atrapalhe o sistema de votação, a pessoa está sujeita a crimes eleitorais”, afirma.

Ao final de sua explicação, ele garante que o TRE está preparado para qualquer tipo de situação.

Assista ao programa na íntegra:

Participam da bancada de entrevistadores Kalleo Coura, editor-executivo do Jota, a apresentadora da Rádio BandNews FM Helen Braun, Luiza Moraes, repórter da TV Cultura, o repórter de Política da Folha de S.Paulo Felipe Bachtold, e Matheus Meirelles, repórter da CNN Brasil.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.