O Roda Viva entrevista Paulo Galizia, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), nesta segunda-feira (12).
O jornalista Matheus Meirelles introduziu o assunto abuso de poder durante a entrevista e quis saber como o TRE/SP trabalha nos casos de candidatos que usam a ‘máquina pública’ para tentar a reeleição. O desembargador acredita que esse é um efeito colateral que a reeleição trouxe para o país e admite que o político que já está no poder possui vantagens.
Leia também: Presidente do TRE/SP garante segurança de eleitores e mesários nas eleições
“Aquele que está administrando, possui algumas vantagens comparado ao candidato que não está no poder. Seja em qualquer esfera. Para isso, existe um dispositivo, que é o artigo 73 da Lei das Eleições, que estabelece as condutas vedadas, que são ações proibidas pelo administrador no período pré-eleitoral. E, realmente, existem várias situações que ficam no limite da possibilidade ou não, sobretudo nas questões sociais”, explica.
Na visão dele, é papel do Ministério Público Federal fiscalizar essas ações e garante que, no estado de São Paulo, o órgão está fazendo impugnações muito certeiras.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Kalleo Coura, editor-executivo do Jota, a apresentadora da Rádio BandNews FM Helen Braun, Luiza Moraes, repórter da TV Cultura, o repórter de Política da Folha de S.Paulo Felipe Bachtold, e Matheus Meirelles, repórter da CNN Brasil.
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS