Eleições

Conheça os candidatos ao governo de Minas de Gerais

No segundo maior colégio eleitoral do país, o estado de Minas Gerais tem 16.290.870 eleitoras e eleitores aptos a votar


12/09/2022 17h55

O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 2 de outubro de 2022. Neste ano, o eleitor vai escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.

No dia 15 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatos. No segundo maior colégio eleitoral do país, o estado de Minas de Minas Gerais tem 16.290.870 eleitoras e eleitores aptos a votar.

O número representa 10,41% do eleitorado nacional. Segundo o TRE, houve um crescimento de 2,25% em relação às eleições municipais de 2020. Em comparação com as últimas eleições gerais, em 2018, o aumento é de 3,75%.

A maior parte do eleitorado é composta por mulheres. São 52% do eleitorado mineiro, contra 48% de 2020.

Ainda houve um aumento em relação aos adolescentes, são 168.242 eleitoras e eleitores de 16 e 17 anos. O número é 82,64% maior do que em 2020, quando Minas tinha 92.114 eleitores nessa faixa etária. Em 2018, eram 112.868.

Os eleitores de Minas Gerais ainda podem escolher 53 deputados federais, o que corresponde a 10,33% das cadeiras da Câmara dos Deputados.

Em relação ao cargo de governador, dez nomes registraram candidaturas no TRE. Conheça a lista dos candidatos em ordem alfabética:

Alexandre Kalil (PSD):

Kalil é o candidato do Partido Social Democrático (PSD) na disputa pelo governo de Minas Gerais. Antes de entrar na política, Alexandre foi presidente do Atlético Mineiro em dois mandatos, entre 2008 e 2014. Iniciou a carreira na política em 2016, quando venceu a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em 2016. Em 2020 foi reeleito ainda no primeiro turno.

Aos 63 anos disputa pela primeira vez o governo do Estado. Kalil deixou a prefeitura de BH em março deste ano para corrida eleitoral.

André Quintão, do PT, foi escolhido como o vice da chapa.

Cabo Paulo Tristão (PMB):

O Cabo Paulo Tristão é o candidato do PMB ao governo de Minas Gerais pelo Partido da Mulher Brasileira. Ele é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. Aos 36 anos tenta ingressar na vida política.

Nascido em Juiz de Fora (MG), foi candidato a deputado federal em 2018, mas não venceu.

O vice na chapa é Antonio Otavio (PMB).

Carlos Viana (PL):

Carlos Viana é candidato do PL ao governo de Minas, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Viana tem o apoio do chefe do Executivo no estado. Carlos é mineiro da cidade de Braúnas, tem 59 anos e é formado em jornalismo.

Começou na vida política em 2018, quando foi eleito senador pelo PHS.

O candidato a vice é Coronel Wanderley (PL).

Indira Xavier (UP):

Indira é natural de Maceió, no Alagoas, onde iniciou a militância no movimento estudantil. Ela é candidata da Unidade Popular (UP). Ela é ativista dos direitos humanos, com atuação na defesa dos direitos à educação e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Indira atua na coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte.

A candidata a vice em sua chapa é Edna da Izidora (UP).

Lorene Figueiredo (PSOL):

Lorena é a candidata do Partido Socialismo e Liberdade. Lorena tem 56 anos, é natural do Rio de Janeiro e professora universitária. Tem formação em história, com doutorado em Política Pública e Educação.

Figueiredo é presidente municipal do partido em Juiz de Fora (MG), cidade pela qual foi candidata à prefeitura em 2020, mas não venceu.

A candidata a vice em sua chapa é Ana Azevedo (PSOL).

Lourdes Francisco (PCO):

Lourdes é a candidata do Partido da Causa Operária (PCO). Nascida em Grão Mogol (MG), foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Tem 60 anos, é professora aposentada e artesã.

Em 2016, concorreu ao cargo de vereadora na cidade de Grão Mogol pelo PT e conquistou a suplência.

O candidato a vice em sua chapa é Sebastião Pessoa (PCO).

Marcus Pestana (PSDB):

Marcus Pestana, 52 anos, é o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao governo do estado. Nascido em Juiz de Fora (MG), iniciou a carreira política como vereador de sua cidade natal, em 1982. Foi eleito deputado estadual em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou a vaga de deputado federal pelo PSDB e foi reeleito em 2014.

Pestana já foi presidente do PSDB em Minas Gerais e também já foi secretário estadual da Saúde durante o governo de Aécio Neves.

O candidato a vice em sua chapa é Paulo Brant (PSDB).

Renata Regina (PCB):

Renata Regina concorre pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Aos 35 anos, a fotógrafa e jornalista é natural de Belo Horizonte (MG). Em 2018, concorreu ao cargo de deputada federal, mas não venceu.

A candidata a vice em sua chapa é Tuani Guimarães (PCB).

Romeu Zema (Novo):

O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é candidato à reeleição pelo Novo. Nascido em Araxá (MG), cidade do Triângulo Mineiro, Zema tem 54 anos e é formado em administração. Começou a vida política em 2018, quando venceu as eleições para governador de Minas Gerais no segundo turno.

Mateus Simões (Novo) será candidato a vice.

Vanessa Portugal (PSTU):

Natural de Boa Esperança (MG), Vanessa Portugal, 52 anos, é professora da rede municipal da capital mineira e sindicalista. Vanessa Portugal concorre pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

Ela já disputou vaga na prefeitura de Belo Horizonte por quatro vezes. Vanessa Portugal foi candidata ao Senado em 2018 e à Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) em 2020, mas não venceu em nenhuma das ocasiões.

O candidato a vice em sua chapa é Jordano Carvalho dos Santos, também do PSTU.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças