Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Tribunal Superior Eleitoral
Reprodução/ Flickr Tribunal Superior Eleitoral

O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 2 de outubro de 2022. Neste ano, o eleitor vai escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.

No dia 15 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatos. No segundo maior colégio eleitoral do país, o estado de Minas de Minas Gerais tem 16.290.870 eleitoras e eleitores aptos a votar.

O número representa 10,41% do eleitorado nacional. Segundo o TRE, houve um crescimento de 2,25% em relação às eleições municipais de 2020. Em comparação com as últimas eleições gerais, em 2018, o aumento é de 3,75%.

A maior parte do eleitorado é composta por mulheres. São 52% do eleitorado mineiro, contra 48% de 2020.

Ainda houve um aumento em relação aos adolescentes, são 168.242 eleitoras e eleitores de 16 e 17 anos. O número é 82,64% maior do que em 2020, quando Minas tinha 92.114 eleitores nessa faixa etária. Em 2018, eram 112.868.

Os eleitores de Minas Gerais ainda podem escolher 53 deputados federais, o que corresponde a 10,33% das cadeiras da Câmara dos Deputados.

Em relação ao cargo de governador, dez nomes registraram candidaturas no TRE. Conheça a lista dos candidatos em ordem alfabética:

Alexandre Kalil (PSD):

Kalil é o candidato do Partido Social Democrático (PSD) na disputa pelo governo de Minas Gerais. Antes de entrar na política, Alexandre foi presidente do Atlético Mineiro em dois mandatos, entre 2008 e 2014. Iniciou a carreira na política em 2016, quando venceu a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em 2016. Em 2020 foi reeleito ainda no primeiro turno.

Aos 63 anos disputa pela primeira vez o governo do Estado. Kalil deixou a prefeitura de BH em março deste ano para corrida eleitoral.

André Quintão, do PT, foi escolhido como o vice da chapa.

Cabo Paulo Tristão (PMB):

O Cabo Paulo Tristão é o candidato do PMB ao governo de Minas Gerais pelo Partido da Mulher Brasileira. Ele é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. Aos 36 anos tenta ingressar na vida política.

Nascido em Juiz de Fora (MG), foi candidato a deputado federal em 2018, mas não venceu.

O vice na chapa é Antonio Otavio (PMB).

Carlos Viana (PL):

Carlos Viana é candidato do PL ao governo de Minas, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Viana tem o apoio do chefe do Executivo no estado. Carlos é mineiro da cidade de Braúnas, tem 59 anos e é formado em jornalismo.

Começou na vida política em 2018, quando foi eleito senador pelo PHS.

O candidato a vice é Coronel Wanderley (PL).

Indira Xavier (UP):

Indira é natural de Maceió, no Alagoas, onde iniciou a militância no movimento estudantil. Ela é candidata da Unidade Popular (UP). Ela é ativista dos direitos humanos, com atuação na defesa dos direitos à educação e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Indira atua na coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte.

A candidata a vice em sua chapa é Edna da Izidora (UP).

Lorene Figueiredo (PSOL):

Lorena é a candidata do Partido Socialismo e Liberdade. Lorena tem 56 anos, é natural do Rio de Janeiro e professora universitária. Tem formação em história, com doutorado em Política Pública e Educação.

Figueiredo é presidente municipal do partido em Juiz de Fora (MG), cidade pela qual foi candidata à prefeitura em 2020, mas não venceu.

A candidata a vice em sua chapa é Ana Azevedo (PSOL).

Lourdes Francisco (PCO):

Lourdes é a candidata do Partido da Causa Operária (PCO). Nascida em Grão Mogol (MG), foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Tem 60 anos, é professora aposentada e artesã.

Em 2016, concorreu ao cargo de vereadora na cidade de Grão Mogol pelo PT e conquistou a suplência.

O candidato a vice em sua chapa é Sebastião Pessoa (PCO).

Marcus Pestana (PSDB):

Marcus Pestana, 52 anos, é o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao governo do estado. Nascido em Juiz de Fora (MG), iniciou a carreira política como vereador de sua cidade natal, em 1982. Foi eleito deputado estadual em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou a vaga de deputado federal pelo PSDB e foi reeleito em 2014.

Pestana já foi presidente do PSDB em Minas Gerais e também já foi secretário estadual da Saúde durante o governo de Aécio Neves.

O candidato a vice em sua chapa é Paulo Brant (PSDB).

Renata Regina (PCB):

Renata Regina concorre pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Aos 35 anos, a fotógrafa e jornalista é natural de Belo Horizonte (MG). Em 2018, concorreu ao cargo de deputada federal, mas não venceu.

A candidata a vice em sua chapa é Tuani Guimarães (PCB).

Romeu Zema (Novo):

O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é candidato à reeleição pelo Novo. Nascido em Araxá (MG), cidade do Triângulo Mineiro, Zema tem 54 anos e é formado em administração. Começou a vida política em 2018, quando venceu as eleições para governador de Minas Gerais no segundo turno.

Mateus Simões (Novo) será candidato a vice.

Vanessa Portugal (PSTU):

Natural de Boa Esperança (MG), Vanessa Portugal, 52 anos, é professora da rede municipal da capital mineira e sindicalista. Vanessa Portugal concorre pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

Ela já disputou vaga na prefeitura de Belo Horizonte por quatro vezes. Vanessa Portugal foi candidata ao Senado em 2018 e à Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) em 2020, mas não venceu em nenhuma das ocasiões.

O candidato a vice em sua chapa é Jordano Carvalho dos Santos, também do PSTU.