Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

Pouco tempo após reassumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump implementou sua primeira medida anti-imigração. O governo americano encerrou o uso do aplicativo de fronteira Customs and Border Protection (CBP) One, que permitia que imigrantes entrassem legalmente no país.

Durante seu discurso de posse, realizado na tarde segunda-feira (20), o republicano destacou que a questão da imigração será uma de suas prioridades, com ênfase especial na fronteira dos EUA com o México.

Leia mais: “A era de ouro dos Estados Unidos começa hoje. A partir deste dia, nosso país irá florescer”, diz Trump

Ainda nesta segunda, Trump cumpriu uma das promessas de sua campanha ao encerrar a operação do aplicativo. O CBP One era uma marca do governo do democrata Joe Biden, criado para facilitar o processo de imigração legal. Após o encerramento, o site do app exibiu a seguinte mensagem. 

“A partir de 20 de janeiro de 2025, as funcionalidades do CBP One™️, que anteriormente permitiam que estrangeiros indocumentados enviassem informações antecipadas e agendassem compromissos em oito portos de entrada da fronteira sudoeste, não estarão mais disponíveis, e os compromissos existentes foram cancelados.”

Leia mais: Após discurso de Trump, Presidente do Panamá diz que Canal continuará sob controle do país

O aplicativo permitia que migrantes em determinadas regiões do México solicitassem um horário para serem avaliados por oficiais de imigração norte-americanos em pontos de entrada legais na fronteira. Aqueles que obtinham admissão nos EUA por meio do sistema podiam solicitar autorizações de trabalho, além de asilo em tribunais de imigração.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher chorando após a desativação do aplicativo. Na gravação, é possível ver imigrantes em Ciudad Juárez, no México, que aguardavam consultas para obter a liberação de vistos por meio do CBP One.