O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, rebateu nesta segunda-feira (20) a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “retomar” o Canal do Panamá.
“Devo rechaçar de maneira integral as palavras ditas pelo presidente Donald Trump sobre Panamá e seu canal”, disse Mulino em comunicado.
Leia mais: Lula cumprimenta Trump após posse: “Desejo um mandato exitoso”
“Reitero o expressado em minha mensagem à Nação, em 22 de dezembro: o Canal é e seguirá sendo do Panamá, e sua administração seguirá sob o controle panamenho com respeito a sua neutralidade permanente. Não há presença de nenhuma nação que interfira com a nossa administração”.
Em seu discurso de posse, Trump afirmou que o canal voltará ao controle americano.
“A promessa do Panamá para nós foi quebrada. O propósito do nosso acordo e o espírito do nosso tratado foram totalmente violados”, disse Trump. “Navios americanos estão sendo severamente sobrecarregados e não tratados de forma justa de nenhuma forma, e isso inclui a Marinha dos Estados Unidos”, Trump alegou. “E acima de tudo, a China está operando o Canal do Panamá e nós não o demos à China. Nós o demos ao Panamá. E estamos tomando-o de volta”.
REDES SOCIAIS