Eleições 2022: Conheça os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul
O estado tem 8.593.469 eleitores e eleitoras aptos a votar nas Eleições de 2022
14/09/2022 17h03
O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 2 de outubro de 2022. Neste ano, o eleitor vai escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.
No dia 15 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatos. O estado do Rio Grande do Sul tem 8.593.469 eleitoras e eleitores aptos a votar nas Eleições deste ano.
O Cadastro Eleitoral de 2022 mostra que a maior parte do eleitorado é composta por mulheres. Ao todo, são 4.524.133 mulheres em condições de participarem do pleito, o que equivale a 52% do total. Os homens são 4.069.336, 47% da população. 37.646 eleitoras e eleitores com nome social aptos a votar.
A faixa etária em que o eleitor não é obrigado a votar por lei é de adolescentes de 16 e 17 anos e de pessoas com 70 anos ou mais são de 1,1 milhão de gaúchos, menos de 13% do total.
Conheça os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. 10 candidatos concorrem ao cargo. Veja a lista completa em ordem alfabética:
Carlos Messalla (PCB):
Mesalla tem 46 anos e é o candidato do Partido Comunista Brasileiro ao governo do Rio Grande do Sul. Ele nasceu em Gravataí (RS) e mora em Porto Alegre. É servidor público federal, trabalha nos Correios, também é ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, e militante do PCB e da Unidade Classista.
Foi candidato a vereador de Porto Alegre em 2020, mas não venceu.
O candidato a vice na chapa é o servidor público aposentado Edson Canabravo, de 78 anos.
Edegar Pretto (PT):
Edegar é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). Tem 51 anos e é formado em gestão pública. Na vida política, atuou como presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul e três vezes deputado estadual. É natural de Miraguaí (RS).
O PV e o PC do B, membros da federação com o PT, além de PSOL e Rede, apoiam o político no estado.
O vice na chapa é o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas, de 66 anos, do Psol.
Eduardo Leite (PSDB):
Leite é o candidato à reeleição pelo partido tucano. Bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, tem 37 anos e estudou gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com apenas 33 anos de idade.
O candidato a vice na chapa, Gabriel Souza, do MDB, de 38 anos.
Luis Carlos Heinze (PP):
Luis Carlos Heinze é o candidato do Partidos Progressistas ao governo do estado. Ele tem 71 anos e é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Heinze já foi prefeito de São Borja (RS). Foi deputado federal por três mandatos e é senador pelo estado.
É membro da Igreja Evangélica Luterana e se apresenta como defensor da família. O PTB anunciou apoio ao político.
A candidata a vice na chapa é a psicóloga Tanise Sabino, 42 anos, do PTB.
Onyx Lorenzoni (PL):
Onyx Lorenzoni é o candidato do Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, ao governo. Ele tem 67 anos e é médico veterinário. Na carreira política atuou como deputado estadual no Rio Grande do Sul em dois mandatos e está no quinto mandato como deputado federal.
Ocupou os ministérios da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência, além da Secretaria-Geral da Presidência, no governo Bolsonaro. Concorre a governador pela chapa Republicanos/ Patriota/ Pros/ PL.
A vice na chapa é a professora Cláudia Jardim, 40 anos, do mesmo partido.
Rejane de Oliveira (PSTU):
A candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado tem 61 anos e é professora aposentada da rede estadual de ensino público do Rio Grande do Sul. Foi presidente do sindicato dos professores e membro da Executiva Estadual e Nacional da Central Sindical e Popular.
A candidata a vice é Vera Rosane de Oliveira, também do PSTU.
Ricardo Jobim (Novo):
Natural de Santa Maria, Ricardo tem 46 anos, é advogado, empresário e professor universitário. Também atuou como conselheiro da OAB-RS e presidente da OAB Santa Maria.
O advogado Rafael Dresch, 46 anos, é o candidato a vice.
Roberto Argenta (PSC):
Nascido em Gramado (RS), Argenta é formado em Ciências Contábeis pela UFRGS e foi deputado federal pelo RS entre 1999 e 2003. Presidiu o Sindicato das Indústrias de Calçados de 1996 a 1997. Foi prefeito e vereador da cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul.
O partido Agir também integra a chapa.
O advogado Rafael Dresch, 46 anos, é o candidato a vice.
Vicente Bogo (PSB):
Nascido em Rio do Oeste (SC), tem 65 anos, é graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, e pós-graduado em educação. Licenciou-se em Ciências e Matemática e fez mais duas pós-graduações: em filosofia política e em sociologia.
Vicente Bogo foi vereador, deputado federal, vice-prefeito de Santa Rosa e vice-governador de Antônio Britto, entre 1995 e 1998.
A vice na chapa é a professora de ensino médio Josi Paz, de 43 anos.
Vieira da Cunha (PDT):
Nascido em Cachoeira do Sul (RS), tem 62 anos e é formado em direito, atuou também como promotor de Justiça do Estado. Foi eleito vereador de Porto Alegre, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e deputado federal por duas vezes. Concorre pela chapa PDT/Avante.
A vice é a professora Regina Costa dos Santos, 39 anos.
REDES SOCIAIS