Eleições

Eleições 2022: Conheça os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul

O estado tem 8.593.469 eleitores e eleitoras aptos a votar nas Eleições de 2022


14/09/2022 17h03

O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 2 de outubro de 2022. Neste ano, o eleitor vai escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.

No dia 15 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatos.  O estado do Rio Grande do Sul tem 8.593.469 eleitoras e eleitores aptos a votar nas Eleições deste ano.

O Cadastro Eleitoral de 2022 mostra que a maior parte do eleitorado é composta por mulheres. Ao todo, são 4.524.133 mulheres em condições de participarem do pleito, o que equivale a 52% do total. Os homens são 4.069.336, 47% da população. 37.646 eleitoras e eleitores com nome social aptos a votar.

A faixa etária em que o eleitor não é obrigado a votar por lei é de adolescentes de 16 e 17 anos e de pessoas com 70 anos ou mais são de 1,1 milhão de gaúchos, menos de 13% do total.

Conheça os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. 10 candidatos concorrem ao cargo. Veja a lista completa em ordem alfabética:

Carlos Messalla (PCB):

Mesalla tem 46 anos e é o candidato do Partido Comunista Brasileiro ao governo do Rio Grande do Sul. Ele nasceu em Gravataí (RS) e mora em Porto Alegre. É servidor público federal, trabalha nos Correios, também é ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, e militante do PCB e da Unidade Classista.

Foi candidato a vereador de Porto Alegre em 2020, mas não venceu.

O candidato a vice na chapa é o servidor público aposentado Edson Canabravo, de 78 anos.

Edegar Pretto (PT):

Edegar é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). Tem 51 anos e é formado em gestão pública. Na vida política, atuou como presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul e três vezes deputado estadual. É natural de Miraguaí (RS).

O PV e o PC do B, membros da federação com o PT, além de PSOL e Rede, apoiam o político no estado.

O vice na chapa é o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas, de 66 anos, do Psol.

Eduardo Leite (PSDB):

Leite é o candidato à reeleição pelo partido tucano. Bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, tem 37 anos e estudou gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com apenas 33 anos de idade.

O candidato a vice na chapa, Gabriel Souza, do MDB, de 38 anos.

Luis Carlos Heinze (PP):

Luis Carlos Heinze é o candidato do Partidos Progressistas ao governo do estado. Ele tem 71 anos e é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Heinze já foi prefeito de São Borja (RS). Foi deputado federal por três mandatos e é senador pelo estado.

É membro da Igreja Evangélica Luterana e se apresenta como defensor da família. O PTB anunciou apoio ao político.

A candidata a vice na chapa é a psicóloga Tanise Sabino, 42 anos, do PTB.

Onyx Lorenzoni (PL):

Onyx Lorenzoni é o candidato do Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, ao governo. Ele tem 67 anos e é médico veterinário. Na carreira política atuou como deputado estadual no Rio Grande do Sul em dois mandatos e está no quinto mandato como deputado federal.

Ocupou os ministérios da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência, além da Secretaria-Geral da Presidência, no governo Bolsonaro. Concorre a governador pela chapa Republicanos/ Patriota/ Pros/ PL.

A vice na chapa é a professora Cláudia Jardim, 40 anos, do mesmo partido.

Rejane de Oliveira (PSTU):

A candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado tem 61 anos e é professora aposentada da rede estadual de ensino público do Rio Grande do Sul. Foi presidente do sindicato dos professores e membro da Executiva Estadual e Nacional da Central Sindical e Popular.

A candidata a vice é Vera Rosane de Oliveira, também do PSTU.

Ricardo Jobim (Novo):

Natural de Santa Maria, Ricardo tem 46 anos, é advogado, empresário e professor universitário. Também atuou como conselheiro da OAB-RS e presidente da OAB Santa Maria.

O advogado Rafael Dresch, 46 anos, é o candidato a vice.

Roberto Argenta (PSC):

Nascido em Gramado (RS), Argenta é formado em Ciências Contábeis pela UFRGS e foi deputado federal pelo RS entre 1999 e 2003. Presidiu o Sindicato das Indústrias de Calçados de 1996 a 1997. Foi prefeito e vereador da cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul.

O partido Agir também integra a chapa.

O advogado Rafael Dresch, 46 anos, é o candidato a vice.

Vicente Bogo (PSB):

Nascido em Rio do Oeste (SC), tem 65 anos, é graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, e pós-graduado em educação. Licenciou-se em Ciências e Matemática e fez mais duas pós-graduações: em filosofia política e em sociologia.

Vicente Bogo foi vereador, deputado federal, vice-prefeito de Santa Rosa e vice-governador de Antônio Britto, entre 1995 e 1998.

A vice na chapa é a professora de ensino médio Josi Paz, de 43 anos.

Vieira da Cunha (PDT):

Nascido em Cachoeira do Sul (RS), tem 62 anos e é formado em direito, atuou também como promotor de Justiça do Estado. Foi eleito vereador de Porto Alegre, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e deputado federal por duas vezes. Concorre pela chapa PDT/Avante.

A vice é a professora Regina Costa dos Santos, 39 anos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças