Eleições

TSE usará 56 urnas em teste com biometria no dia da eleição

Medida atende sugestão do Ministério da Defesa e irá envolver eleitores voluntários


15/09/2022 15h00

Foi realizada uma simulação do projeto-piloto com biometria nos testes de integridade das urnas eletrônicas, nesta quinta-feira (15). O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve implementar a medida nas eleições de outubro.

Leia também: Polícia afirma que morte de ganhador da Mega-Sena foi motivada pelo prêmio

Durante o evento, o ministro anunciou que o projeto será feito em 18 estados e no Distrito Federal, em 56 urnas. Segundo o TSE, essa amostragem representa 8,74% dos 640 aparelhos que já tinham sido destinados pelo tribunal para a realização dos testes de integridade.

As outras urnas serão submetidas ao teste que é tradicionalmente realizado no dia das eleições pela Justiça Eleitoral com auditoria externa. Nesse teste, as cédulas impressas e pré-preenchidas são digitadas por servidores da Justiça nas urnas incluídas na testagem — uma espécie de checagem do registro dos equipamentos. 

A novidade agora é que será feito com biometria de eleitores reais. "A partir da liberação da biometria, o teste de integridade é absolutamente idêntico ao que vem sendo realizado desde 2002", explica Moraes. O ministro afirmou que o projeto será implementado para verificar se o uso da biometria do eleitor vai, de fato, melhorar o teste de integridade das urnas.

A medida era uma reivindicação do Ministério da Defesa, que integra com o Tribunal e outros órgãos uma comissão de transparência das eleições.

Leia também: Após receber críticas por apoiar Lula, pastor renuncia a cargo em convenção no RJ

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças