Eleições

TRE/SP multa Tarcísio de Freitas por impulsionar “anúncio negativo” contra Rodrigo Garcia

Segundo a lei eleitoral, impulsionamento só é permitido para promoção ou beneficiamento de candidatos


16/09/2022 16h51

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) multou o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) em R$ 5 mil por impulsionar no Google um "anúncio negativo" contra o também candidato Rodrigo Garcia (PSDB).

No documento, os advogados alegam que o candidato bolsonarista contratou impulsionamento de conteúdo com o objetivo de prejudicar o adversário nas eleições.

Ainda de acordo com a ação, ao pesquisar o nome de Rodrigo Garcia no Google, o primeiro resultado que aparecia era o link que levava o internauta ao site de Tarcísio. Na descrição do conteúdo, estava escrito a expressão "fuja do candidato do Doria, Rodrigo Garcia”.

A juíza auxiliar Maria Cláudia Bedotti analisou o caso e afirmou que a oração "Fuja do candidato do Doria, Rodrigo Garcia" viola a legislação eleitoral. Segundo o artigo 57-C, parágrafo 3º, da Lei 9.504/97, o impulsionamento de conteúdo é para o uso exclusivo de promoção ou beneficiamento de candidatos ou suas agremiações.

Leia também: STF confirma suspensão do piso salarial da enfermagem

No início do mês, o TRE-SP já tinha a suspensão do impulsionamento do conteúdo.

Em nota, a assessoria de Tarcísio informou que a campanha de Rodrigo Garcia pediu a retirada do anúncio "com o argumento de que o impulsionamento da frase 'fuja do candidato do Doria, Rodrigo Garcia' é propaganda negativa".

"Considerando que o candidato Rodrigo Garcia pertence ao mesmo partido e foi vice-governador de João Doria, é surpreendente considerar que a associação entre os dois é vista como argumento detrator, inclusive sendo citado pelos advogados de Rodrigo Garcia como 'mensagem de inequívoco conteúdo negativo contra a candidatura do representante’”, disse a assessoria.

Leia também: Datafolha: 69% dos brasileiros não decidiram voto para deputado federal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças