Eleições

Conheça os cargos em disputa nas Eleições 2022

O primeiro turno das Eleições Gerais está marcado para 2 de outubro


19/09/2022 18h24

Nas Eleições de 2022, cinco cargos estarão em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Conheça as principais atribuições destes cargos:

1. Presidente da República

Este cargo exerce a autoridade máxima do Executivo. É ele quem nomeia os ministros, conduz a política e economia, aplica ou veta leis, edita medidas provisórias, exerce comando das Forças Armadas, mantém relações com outros Estados e cumpre outras funções previstas na Constituição Federal. O mandato é de quatro anos, com o direito a concorrer uma vez à reeleição.

2. Governador

O governador ocupa o mais elevado cargo político no estado. Ele é responsável pela administração estadual e representa o estado nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Cada estado do Brasil deve eleger um governador, com quatro anos de mandato e direito a uma reeleição

3. Senador

Os senadores são representantes políticos que atuam no Senado Federal e que, junto da Câmara dos Deputados, compõem o Congresso Nacional, o Poder Legislativo do Brasil. São três senadores eleitos por estado. Eles ficam responsáveis pela elaboração de leis e fiscalização dos atos do Executivo, podendo processar e julgar outros cargos e aprovar escolhas de ministros, operações financeiras e até mesmo propostas do presidente. O senador cumpre mandato de oito anos.

4. Deputado federal

O deputado federal atua no Legislativo e representa a população na Câmara dos Deputados. Sua principal função é a elaboração de leis. O número de deputados que um estado elege está relacionado ao número de habitantes, sendo que o máximo é 70 deputados estaduais e, o mínimo, 8 representantes para este cargo. São quatro anos de mandato e não há limites de reeleição.

5. Deputado estadual

O cargo de deputado estadual atua como representante da população no Legislativo estadual. Ele é responsável por legislar, fiscalizar, criar, alterar, vetar leis no âmbito regional. É eleito por quatro anos, com possibilidade de reeleição.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças