Eleições

Eleição: Conheça os candidatos ao governo de Pernambuco

Pernambuco tem 7.018.098 eleitores aptos a votar nas Eleições deste ano, sendo o sétimo maior colégio eleitoral do Brasil, e o segundo maior do Nordeste


20/09/2022 13h09

O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 2 de outubro de 2022. Neste ano, o eleitor vai escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.

No dia 15 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatos. Pernambuco tem 7.018.098 eleitores aptos a votar nas Eleições deste ano.

Houve um aumento de 4,24% se comparado com as Eleições de 2020, quando foram registrados 6.732.607 eleitores. Pernambuco tem o sétimo maior colégio eleitoral do Brasil, e o segundo maior do Nordeste.

O Cadastro Eleitoral de 2022 mostra que a maior parte do eleitorado é composta por mulheres. Ao todo, são 3.760.500 eleitoras, em condições de participarem do pleito, o que equivale a 53,58% do total. Os homens são 3.256.842, 46,11% da população. 37.646 eleitoras e eleitores com nome social aptos a votar.

A maioria do eleitorado Pernambucano tem entre 25 e 44 anos de idade, cerca de 42% do total. Nas eleições deste ano, o Estado possui 118.185 jovens com idade entre 16 e 17 anos aptos a votar.

No Brasil, ao todo, são 82.373.164 de eleitoras (52,65%) e 74.044.065 de eleitores (47,33%). Há ainda outros 36.782 votantes que preferiram não definir gênero, num total de 0,02%.

Conheça os candidatos ao governo de Pernambuco. 11 candidatos concorrem ao cargo. Veja a lista completa em ordem alfabética:

Anderson Ferreira (PL):

Nascido em Recife, Anderson tem 49 anos e é empresário. Ferreira é ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, por dois mandatos, deixou o cargo para disputar a eleição para o governo estadual. Também já ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos (2011-2016). Ele é o representante do Partido Liberal (PL), mesma sigla do presidente Jair Bolsonaro, na corrida pelo governo.

A advogada e correligionária Izabel Urquiza, 54 anos, é a vice na chapa.

Claudia Ribeiro (PSTU):

A candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) tem 50 anos e é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela é professora da rede municipal do Recife e já atuou como dirigente do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).

O candidato a vice é Professor Mariano, 57 anos, da mesma legenda.

Danilo Cabral (PSB):

Cabral tem 55 anos e representa o Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta eleição. Auditor da Receita Federal, Danilo já foi titular da secretaria de Administração de Recife e das secretarias estaduais de Educação, de Cidades e de Planejamento e Gestão de Pernambuco. Além disso, foi vereador do Recife em 2004.

Luciana Santos (PCdoB) será vice na chapa, 56 anos.

Jadilson Bombeiro (PMB):

Jadilson tem 44 anos e é bacharel em direito e formado em ciências políticas. O candidato do Partido da Mulher Brasileira (PMB) nesta eleição. É sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e sargento do Corpo de Bombeiros.

A vice na chapa será Fernanda Souto Maior, 41 anos, do mesmo partido.

João Arnaldo (PSOL):

João Arnaldo é mestre em desenvolvimento e meio ambiente e doutorando em direito ambiental e sustentabilidade. Ele tem 47 anos e é advogado. Arnaldo nasceu em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Alice Gabino (Rede Sustentabilidade), 42 anos, será vice na chapa.

Jones Manoel (PCB):

Manoel concorre ao cargo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ele tem 32 anos, é professor de história, comunicador, educador popular e youtuber, além disso, possui mestrado em serviço social.

A vice na chapa será a assistente social Raline Almeida, 31 anos, do mesmo partido.

Marília Arraes (Solidariedade):

Marília tem 38 anos. Ela é neta do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. Começou militância ainda jovem no movimento estudantil na Faculdade de Direito do Recife. Hoje, é deputada federal, também já foi vereadora do Recife por três mandatos.

Sebastião Oliveira (Avante), 54 anos, será vice na chapa.

Miguel Coelho (União Brasil):

Natural do Recife, Miguel Coelho tem 33 anos, e é filho do senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB). Formado em direito, tem pós-graduação em liderança e gestão pública. Ele já ocupou o cargo de deputado estadual e foi prefeito de Petrolina.

Alessandra Vieira, 49 anos, do mesmo partido, será a vice na chapa.

Pastor Wellington (PTB):

Ele tem 49 anos, é advogado e pastor evangélico. Natural de Garanhuns, foi candidato a vice-prefeito do Recife, em 2020.

A advogada Caroline Tosaka (PTB), 39 anos, será vice na chapa.

Raquel Lyra (PSDB):

A tucana tem 44 anos, e é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Na vida política, Raquel foi deputada estadual por dois mandatos e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020.

A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.

Wellington Carneiro (PTB):

Natural de Garanhuns, Carneiro tem 48 anos e é advogado e pastor evangélico. Ele disputou sua primeira eleição em 2006, quando foi candidato a deputado federal. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito do Recife (PE) na chapa do Coronel Alberto Feitosa, mas não venceu. Atualmente, é presidente do PTB no estado.

A advogada Caroline Tosaka será vice na chapa

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças