TSE proíbe Bolsonaro de usar discurso na ONU em campanha eleitoral
Ministro Benedito Gonçalvez atende pedido do PT; campanha do presidente deverá retirar postagens das redes sociais
23/09/2022 16h55
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar o discurso na Assembleia-Geral da ONU. A decisão foi tomada pelo ministro Benedito Gonçalvez após um pedido feito pelo PT.
Em caso de descumprimento da ordem, Bolsonaro poderá ser multado em R$ 20 mil por peça de propaganda ou postagem feita por qualquer meio.
Dessa maneira, todas as postagens feitas em perfis do presidente nas redes sociais que veiculam, na íntegra ou editado, o vídeo da fala na ONU devem ser apagadas. O Facebook, o Twitter, o YouTube e o TikTok serão intimados e, caso as publicações sigam online, as empresas estão sujeitas a multa R$ 10 mil por dia.
Na ação movida pelo PT também há um pedido de investigação contra o presidente por abuso de poder político e econômico por usar o cargo público para fins eleitorais.
Leia também: Ciro Nogueira desiste de tirar férias antes das eleições
Vale lembrar que, na última quarta-feira (21), o TSE já havia atendido os pedidos de Ciro Gomes (PDT) e Soraya Thronique (UB) para Bolsonaro não poder usar as falas dos discursos na ONU e em Londres em sua campanha eleitoral.
REDES SOCIAIS