Eleições

Pesquisa Ideia: Lula lidera com 47% dos votos válidos; Bolsonaro tem 37%

Levantamento ouviu 1.500 entre os dias 23 e 28 de setembro; Ciro aparece com 7% e Simone tem 5%


29/09/2022 14h12

A Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (29) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência da República. O petista aparece com 49% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), que apareceu com 37%.

Os números apresentados correspondem à pesquisa estimulada, ou seja, os nomes foram apresentados previamente aos entrevistados. Em seguida estão: Ciro Gomes (PDT): 7%; Simone Tebet (MDB): 5%. Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB) não chegaram a 1% na ocasião. Bancos e nulo: 1%. Não bem: 3%.

Leia mais: TSE barra candidatura do ex-governador José Roberto Arruda a deputado federal pelo DF

Leia mais: Avião que levava Simone Tebet ao Paraná arremete devido mau tempo

No cenário em que os votos brancos e nulos são excluídos, Lula aparece com 49%, com chances de vencer no primeiro turno. O cenário leva em conta somente os votos válidos. Veja:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 49%; Jair Bolsonaro (PL): 38%: Ciro Gomes (PDT): 7%; Simone Tebet (MDB): 5%; Outros: 1%.

A pesquisa também analisou o cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro: O petista vence com 52%, enquanto o atual chefe do Executivo aparece com 41%. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem são 3%.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 23 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Ela foi registrada na Justiça Eleitoral com a sequência BR-09782/2022.

Leia também: TSE proíbe o transporte de armas de fogo e munições por parte de CACs no dia da votação

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças