Eleições

Presidente do TSE diz que urna é “motivo de orgulho nacional”

Alexandre de Moraes se reuniu com observadores internacionais; dias três antes das eleições, o ministro voltou a defender o sistema eleitoral


29/09/2022 14h41

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, defendeu, mais uma vez, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (29), onde o ministro se reuniu com integrantes de 26 países.

Ao lado de Moraes estavam a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e o chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova.

Leia mais: Pesquisa Ideia: Lula lidera com 47% dos votos válidos; Bolsonaro tem 37%

“É com agilidade, segurança, competência e transparência. É graças à tecnologia avançada, confiável, segura e auditável de nossas urnas eletrônicas. Isso sempre foi e continuará sendo motivo de orgulho nacional. No domingo, tenho absoluta certeza de que nós teremos a festa da democracia de todos os brasileiros e todas as brasileiras com paz, segurança, harmonia, respeito e liberdade, consciência e reponsabilidade”, disse Moraes.

Moraes afirmou ainda aos observadores que “a segurança e a liberdade do voto serão efetivas, tanto com a observância do absoluto sigilo do voto, que é plenamente garantido pelas urnas eletrônicas, quanto pelo respeito à ampla e civilizada liberdade de discussão política, afastando qualquer possibilidade de violência, coação ou pressão por grupos políticos ou econômicos“.

A partir desta quinta-feira, os representantes vão acompanhar uma agenda programada pelo TSE, em Brasília. Eles assistirão palestras até sábado (1º) e, no domingo (2), dia da eleição. Além disso, vão acompanhar o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas.

Leia também: TSE proíbe o transporte de armas de fogo e munições por parte de CACs no dia da votação

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças