Eleições

Ricardo Lewandowski destaca valor das urnas eletrônicas para a soberania popular

Vice-presidente do TSE falou sobre a história da Justiça Eleitoral durante o ciclo de palestras do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Gerais de 2022


30/09/2022 13h33

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski participou do ciclo de palestras do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Gerais de 2022, nesta sexta-feira (30), e falou sobre a história da Justiça Eleitoral e a evolução do sistema eletrônico de votação.

Em discurso no evento que acontece em Brasília, Lewandowski destacou o valor das urnas eletrônicas para a soberania popular. “Quero lhes deixar aqui uma mensagem de otimismo, de confiança e de segurança sobre a Justiça Eleitoral”, disse.

Leia também: Ipespe: Lula lidera com 46% dos votos válidos; Bolsonaro tem 38%

Segundo ele, “juízas e juízes, servidoras e servidores, com os representantes da cidadania, que são as mesárias e os mesários, haverão de desempenhar o seu papel e garantir que a democracia impere em nosso país”.

Lewandowski também fez um retrospecto da criação da Justiça Eleitoral, com a Revolução de 1930, e dos motivos que levaram à implantação do sistema eletrônico de votação a partir das Eleições Municipais de 1996. “Desde lá [1932], a Justiça Eleitoral vem se aperfeiçoando e se constitui como o árbitro das eleições”, disse ele.

O ministro assinalou que o sistema eletrônico é plenamente auditável antes, durante e depois da votação. Ele lembrou que os códigos-fonte dos programas desenvolvidos pelo TSE são abertos, para o acompanhamento das entidades fiscalizadoras, um ano antes das eleições.

Leia também: Pesquisa Ipespe: Haddad segue na liderança pelo Governo de SP com 34% dos votos válidos

Por fim, Lewandowski salientou as vantagens que o sistema eletrônico de votação proporcionou às eleições brasileiras, desde a sua adoção. Entre elas, o ministro citou a preservação do sigilo, a inviolabilidade e a facilidade do voto, maior auditabilidade e a precisão da identificação do eleitorado pela biometria.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças