Eleições

Confira o andamento da votação brasileira no exterior

Lula é o favorito em múltiplos países, Bolsonaro é destaque apenas no Japão e em Israel


02/10/2022 18h58

Na Alemanha, Lula tomou a dianteira na corrida eleitoral e somou 69,8% dos votos válidos, com 92% das urnas eletrônicas apuradas. Bolsonaro contou com 18,4% dos votantes brasileiros do país; a informação é da agência Deutsche Welle.

Na Austrália, a emissora pública SBS informou que o candidato do PT teve 3.672 votos (54,8%), enquanto o representante do PL recebeu 1.917 votos (28%).

Em Copenhague, capital dinamarquesa, um dos colégios eleitorais apontou Lula à frente de Bolsonaro, 936 votos para o petista contra 147 de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) teve 58 votos, e Simone Tebet (MDB) somou 56.

A única urna eletrônica da Estônia, na capital Talinn, registrou 148 votos a favor de Lula e apenas 16 para Bolsonaro. Ciro contou com 9 votos; Tebet, 7; Felipe D’Avila (Novo), 5; e Sofia Manzano (PCB), 1.

Em Helsinque, capital da Finlândia, o ex-presidente foi o favorito com 390 votos, seguido de Bolsonaro com 127, Ciro com 51, Tebet com 38, D'Ávila com 13 e Vera (PSTU) com 2. Padre Kelmon (PTB), Léo Péricles (Unidade Popular), Constituinte Eymael (DC) e Sofia tiveram um voto cada.

Encerrada pouco antes das 15h (horário de Brasília), a votação em Paris, na França, registrou 77,5% dos votos para Lula e 13,7% para Bolsonaro; a informação é da agência RFI.

Um dos colégios eleitorais de Budapeste, na Hungria, mostrava 175 votos a favor do candidato do PT contra 44 direcionados para o representante do PL. Tanto Ciro quanto D’Avila somavam 8, seguidos de Tebet com 5 e Vera com 1.

Leia mais: Justiça Eleitoral registra 4,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular até às 17h do primeiro turno

Informações do boletim de urna fixado na embaixada brasileira na Nova Zelândia apresentaram 329 votos para Lula, o equivalente a 71% do eleitorado brasileiro no país. Jair Bolsonaro teve 71 votos, enquanto 18 foram computados para Ciro Gomes e 8 para Simone Tebet.

O favoritismo de Lula também atingiu os eleitores do Reino Unido, sendo que 55,18% dos votos foram direcionados ao petista, e 34,9% para o candidato a reeleição.

Em Singapura, as duas urnas do país registraram 182 votos para Luiz Inácio Lula da Silva e 87 para Jair Bolsonaro. Simone Tebet foi a terceira mais votada com 42, seguida de Ciro Gomes com 40. Felipe D'Ávila teve 24; Soraya Thronicke, 1; Padre Kelmon, 1; Sofia Manzano, 1, e Constituinte Eymael, 1.

Na Tailândia a disputa foi mais próxima, com Lula tendo vencido Bolsonaro por 46 a 41 votos. D’Avila somou 6 votos, e tanto Ciro como Tebet tiveram 5 cada.

Jair Bolsonaro levou a melhor apenas no Japão e em Israel. No país asiático, contou com 178 votos, enquanto Lula recebeu 40; Tebet, 18 e Ciro, 15. Na bandeira do Oriente Médio, o Instituto Brasil-Israel apontou 46% dos votos em favor do candidato do PL, e 38% para o representante do PT.

Leia também: Padre Kelmon é reconhecido em voo e vira alvo de piada entre passageiros

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças