Eleições

TSE derruba publicações de bolsonaristas com 'fake news' contra Lula

O PT entrou ao TSE afirmando que o áudio é forjado e uma "grosseira falsificação".


02/10/2022 19h16

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), derrubou posts de bolsonaristas com "fake news" sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci.

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), derrubou 26 publicação de contas de bolsonaristas com "fake news" sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci.

Uma das publicações eram mensagens ligando Lula à morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel e ao PCC. Além disso, as publicações nas redes sociais traziam um suposto áudio de Lula afirmando que "ninguém teve competência e coragem de acabar. No entanto, era uma imitação da voz.

Leia mais: Vera Magalhães explica lentidão na apuração dos votos: "Muita gente votando ainda"

A coligação petista entrou ao TSE afirmando que o áudio é forjado e uma "grosseira falsificação".

"A propaganda impugnada divulga desinformação ao se valer de uma imitação da voz do candidato Lula para atribuir-lhe reação agressiva sobre suposto depoimento prestado por Antônio Palocci", disse Sanseverino.

"Estão sendo publicadas no período crítico do processo eleitoral, em perfis com alto número de seguidores e gerando um alto número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do candidato", acrescentou.

As plataformas Twitter, Facebook, YouTube, TikTok, Kwai, Gettr, Soundcloud e Google foram notificados para a exclusão dos conteúdos. As empresas têm prazo de 24 horas para cumprir a decisão, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Leia também: Ponte Alta do Norte, em Santa Catarina, é primeira cidade a concluir apuração

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças