Bolsonaro e Lula fazem segundo turno na eleição presidencial
Favoritos na disputa presidencial seguem para a disputa no segundo turno, que acontece em 30 de outubro
02/10/2022 21h08
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram os mais votados e irão decidir a disputa para a presidência da República no segundo turno. Em votação realizada neste domingo (2), o petista ficou com 47,9% dos votos e o atual presidente ficou com 43,65%.
Havia uma pequena expectativa do candidato petista vencer a disputa ainda no primeiro turno, já que algumas pesquisas apontavam Lula com mais de 50% dos votos válidos. Porém, a corrida eleitoral será decidida no dia 30 de outubro.
Os candidatos Ciro Gomes (PDT) recebeu 3,06 % dos votos, Simone Tebet (MDB) teve 4,23%. Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Eymael (DC) não tiveram mais de um porcento dos votos.
Leia também: Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad fazem o segundo turno pelo governo de São Paulo
A votação começou às 8h e terminou aos 17h, de maneira simultânea em todo o Brasil. A apuração das urnas neste primeiro turno mostrou que mais de 120 milhões de brasileiros votaram. Desses, mais de 55 milhões escolheram o candidato do PT e mais de 50 milhões de eleitores votaram no atual presidente.
REDES SOCIAIS