Eleições

Brasil elege, pela primeira vez na história, duas deputadas trans para Câmara

Erika Hilton (PSOL) foi eleita em São Paulo e Duda Salabert (PDT) em Minas Gerais


03/10/2022 11h54

A Câmara dos Deputados terá pela primeira vez na história duas mulheres trans como deputadas federais, Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) foram eleitas nesse domingo (2).

Salabert foi a terceira deputada mais votada de Minas, com 208 mil votos. Já Erika conquistou 257 mil votos, ocupando a 8ª posição no estado. As duas foram eleitas vereadoras de suas cidades, São Paulo e Minas Gerais, em 2020 com votações expressivas.

No Instagram, Erika comemorou o resultado e afirmou "Travesti preta eleita. É federal. Pela primeira vez na história!".

Salabert também fez publicação em suas redes sociais."Sou a 1ª Trans eleita do Congresso Nacional ! Sou a deputada federal mais votada da história de M.G! Mesmo com ataques de setores da esquerda, ataques dos ciristas, ameaças de morte da ultra direita, vencemos ! Muito obrigada M.G !"

As duas já passaram por cargos dos legislativos locais antes de chegar à Câmara dos Deputados, com votações recorde nos estados. Erika Hilton já foi deputada estadual e vereadora mais votada em 2020. Já Duda Salabert foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte.

Leia também: Após eleições, Anitta aponta nação como "dividida", "em guerra", "triste" e "adoecida"Confira os resultados das eleições para os governos estaduais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças