A Câmara dos Deputados terá pela primeira vez na história duas mulheres trans como deputadas federais, Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) foram eleitas nesse domingo (2).
Salabert foi a terceira deputada mais votada de Minas, com 208 mil votos. Já Erika conquistou 257 mil votos, ocupando a 8ª posição no estado. As duas foram eleitas vereadoras de suas cidades, São Paulo e Minas Gerais, em 2020 com votações expressivas.
No Instagram, Erika comemorou o resultado e afirmou "Travesti preta eleita. É federal. Pela primeira vez na história!".
Salabert também fez publicação em suas redes sociais."Sou a 1ª Trans eleita do Congresso Nacional ! Sou a deputada federal mais votada da história de M.G! Mesmo com ataques de setores da esquerda, ataques dos ciristas, ameaças de morte da ultra direita, vencemos ! Muito obrigada M.G !"
As duas já passaram por cargos dos legislativos locais antes de chegar à Câmara dos Deputados, com votações recorde nos estados. Erika Hilton já foi deputada estadual e vereadora mais votada em 2020. Já Duda Salabert foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte.
Leia também: Após eleições, Anitta aponta nação como "dividida", "em guerra", "triste" e "adoecida"; Confira os resultados das eleições para os governos estaduais
REDES SOCIAIS